Camião semi-autónomo atravessa EUA

a carregar vídeo

A Embark lançou o seu protótipo de um camião semi-autónomo às estradas e o veículo pesado atravessou com sucesso os Estados Unidos da América com a mínima intervenção humana.

De Los Angeles a Jacksonville são quase 4000 quilómetros, um percurso exigente que a Embark, uma startup de São Francisco, traçou para colocar à prova o seu camião semi-autónomo. De costa a costa, o veículo atravessou os Estados Unidos da América em cinco dias com a mínima intervenção humana.

A empresa referiu que a viagem poderá ser feita em dois dias se o veículo for puramente autónomo, uma vez que, por lei, a viagem teve de ser várias vezes interrompida para que o condutor (não fica totalmente errado se se referir “supervisor”, dadas as circunstâncias) descansasse. Para sossegar os profissionais que certamente não querem perder o emprego ao serem substituídos pelos sistemas de condução autónoma, a Embark referiu ao meio de informação TechCrunch que não pretende substituir os humanos, apenas facilitar o trabalho. Seja como for, o potencial está lá.