As muralhas do mercado automóvel europeu estão em perigo com as legislações vindouras, avisa o CEO português do Grupo PSA, que diz que as multas previstas por ultrapassar os limites de emissões podem abrir caminho para um Cavalo de Tróia chinês.

As regras de emissões previstas para 2021 no mercado automóvel europeu continuam a criar muita polémica, devido à dificuldade de serem alcançadas sem o apoio dos diesel e pelas avultadas multas inscritas na legislação. Agora foi o CEO do Grupo PSA, Carlos Tavares, que ocupa também a liderança da ACEA, a avisar que esta situação pode dar origem a um Cavalo de Tróia chinês na indústria automóvel do Velho Continente. Esta foi a comparação encontrada para explicar como os custos das penalizações podem facilitar o acesso e tomada de posse das marcas atuais por parte dos construtores do gigante asiático.


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Questionado sobre quais as consequências das multas por exceder as 95g/km deo CO2 em 2020, Carlos Tavares foi bastante claro, e afirmou que “o impacto é muito óbvio. Vai criar um Cavalo de Tróia chinês na Europa”. A explicação para este alerta é que as multas “podem deixar de joelhos” os grandes fabricantes, que assim vão ser confrontados com a necessidade de permitir a entrada de compradores chineses com a sua tecnologia própria de veículos elétricos. Ou seja, da mesma forma que as muralhas da cidade de Heitor e Páris foram conquistadas devido a um logro por parte dos seus adversários gregos, e pela pouca precaução dos troianos quando aceitaram o famoso presente, também a forma como estão preconizadas as alterações na legislação das emissões no mercado europeu podem ajudar à conquista através de um Cavalo de Tróia chinês.

Esta situação, afirma o CEO do Grupo PSA, é ainda facilitada pelas regras comunitárias, especialmente por dois motivos. Uma parte deriva das leis anticoncorrência que dificultam a aquisição por parte de outro grande grupo europeu, a que se junta a oportunidade de um investidor estrangeiro trazer a sua própria tecnologia “imposta pelas autoridades europeias, o que significa trazer veículos elétricos. E quem é o líder na eletrificação? Os chineses”, conclui Carlos Tavares.

Ainda assim, o Grupo PSA é dos que está melhor colocado de momento para cumprir os limites estabelecidos para as emissões de CO2, pois em 2017 a Citroën e a Peugeot ficaram no pódio das marcas com emissões mais baixas no mercado europeu.

Fonte: Automotive News Europe