Chegou o VW Golf Elétrico: Mais potente e com mais autonomia

06/05/2017

As duas propostas mais ecológicas da gama Volkswagen Golf estão já à venda em Portugal. O e-Golf (elétrico) custa 40 500 euros e o GTE (híbrido plug-in) mais quatro mil euros. O primeiro viu aumentada a potência e a autonomia (300 km), enquanto o segundo consegue andar 50 km em modo elétrico.

As alterações estéticas e de equipamento recentemente introduzidas na gama Volkswagen Golf chegam agora aos modelos mais ecológicos: o e-Golf e o GTE (híbrido plug-in). Os pára-choques dianteiros e traseiros com um novo desenho e a utilizam de grupos óticos com tecnologia LED marcam a aparência exterior, enquanto no habitáculo surgem novos equipamentos de ajuda à condução e, principalmente, de conectividade, com destaque para o novo display central de grandes dimensões onde comandamos as diversas funções.

No caso das versões agora lançadas há também novidades tecnológicas importantes. Sobretudo no caso do e-Golf que utiliza um novo motor de 136 CV (mais 21 CV do que anteriormente), com o binário a alcançar os 290 Nm. Ainda mais importante, é a utilização de uma nova bateria de iões de lítio que, embora com o mesmo peso da anterior, beneficia de uma maior capacidade energética (mais 11 kWh) o que permitir aumentar a autonomia até aos 300 km (ciclo NEDC). O carregamento pode ser feito nas tomadas das nossas casas (13horas para 80% da carga), num posto de carregamento habitual na via pública (cerca de 4h15 minutos), ou num ponto de carregamento rápido (em cerca de 45 minutos).

Também o consumo foi melhorado, sendo agora anunciado um valor de 12,7 kWh/100 km. Ou seja, levando em conta um preço médio da eletricidade (de acordo com potencia contratada e horário) de 14 cêntimos/kWh resulta num valor aproximado de 1,8 euros por cada 100 km. Se é difícil resistir à comparação com a versão diesel equivalente (cerca de cinco euros por cada 100 km), faz cada vez mais sentido notar que estamos perante um modelo com zero emissões poluentes.

O VW e-Golf custa 40 500 euros, valor que cai para 38 250 euros em resultado do incentivo (2250 euros) dado pelo Governo. No caso das empresas ou dos empresários em nome individual os incentivos são ainda mais importantes: dedução do IVA na totalidade (no preço do carro e das despesas de utilização) o que significa que o valor final ronda os 32 mil euros.

GTE “inteligente”

Também o Golf GTE beneficia do “upgrade” tecnológico e estético referido anteriormente, a que se juntam alguns detalhes específicos desta versão, como os bancos mais envolventes, dada a vocação mais desportiva.

Como no GTE anterior, é utilizado o bloco 1.4 TSI (gasolina) com 150 CV, a que se junta um novo motor elétrico com 102 CV, o que resulta numa potência combinada de 204 CV. Além de performances dignas de um desportivo quando optamos pelo modo GTE (em que os dois motores trabalham em paralelo), o aspeto mais importante é a forma inteligente como o sistema gere o sistema híbrido, levando em conta as informações do sistema de navegação. Esta função estará disponível a partir do verão e é capaz de reconhecer, por exemplo, quando entramos numa cidade, comutando automaticamente para o modo elétrico (ainda que o condutor possa fazer prevalecer a sua vontade).

O Golf GTE conta com os mesmos modos da versão anterior, sendo de referir que continua disponível a opção de carregar a bateria com o motor térmico, solução que a maior parte dos construtores está a abandonar. Com uma autonomia elétrica anunciada de 50 quilómetros, o Golf GTE reclama um consumo médio combinado de 1,6-1,8 litros de gasolina aos 100 quilómetros e um consumo de energia elétrica de 12 kWh aos 100 Km/h. O preço do VW Golf GTE começa nos 44 600 euros.

Júlio Santos/Turbo

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