Cintos de segurança do grupo VW com defeito

A revista Finlandesa Tekniikan Maailma descobriu que um dos cintos traseiros se pode soltar inadvertidamente, durante testes feitos aos modelos Seat Arona, Ibiza e VW Polo.

Num dos seus testes de rotina, a mudança rápida de faixa de rodagem, os jornalistas da revista finlandesa Tekniikan Maailma descobriram que o cinto de segurança do lugar traseiro esquerdo se pode desprender, em três modelos do grupo VW. O teste é feito com cinco passageiros a bordo e, segundo a revista, será o peso do ocupante do lugar do meio que empurra a caixa do fecho do seu cinto para cima do botão de desbloqueio do cinto do lado esquerdo, fazendo-o soltar-se.

Segundo a revista, isto também pode acontecer durante uma curva pronunciada à direita e deve-se à maior altura da caixa do cinto central, em relação ao cinto lateral esquerdo. O teste foi inicialmente feito com duas unidades do Seat Arona e depois confirmado no Ibiza e no Polo, todos modelos feitos com base na plataforma MQB A0.

Contactada pela revista, a Seat em Espanha deu a seguinte resposta, pela voz do seu diretor de comunicação, Christian Stein: “Baseados na análise feita na nossa fábrica, nós identificámos a questão do cinto de segurança que a revista Tekniikan Maailma descobriu nos seus testes. Estamos a trabalhar em possíveis soluções para isso e informaremos acerca da decisão final o mais cedo possível.”
A revista conclui que esta questão deverá levar a um “recall” de todos os modelos feitos com base nesta plataforma.
Francisco Mota

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.