Criada cadeira de bebés com airbags

a carregar vídeo

A eficácia deste novo modelo foi comprovada pelas entidades rodoviárias francesa e alemã, em testes de colisão que demonstram que a cadeira de bebés com airbags consegue reduzir as lesões cervicais dos pequenos ocupantes em mais de metade…

A empresa de produtos infantis BebeConfort – MaxiCosi apresentou uma nova solução de segurança para as crianças mais pequenas ao lançar o que anuncia como a primeira cadeira de bebés com airbags, a Axiss FixAir. Inspirada nos fatos insufláveis dos motociclistas e dos esquiadores, este novo produto resulta de anos de desenvolvimento em conjunto com a empresa Helite, especialista neste componente de segurança sempre com o objetivo em mente de minimizar ou evitar lesões nos passageiros mais jovens. Esta cadeira de bebés com airbags destina-se, segundo refere o site da empresa, a transportar petizes entre 61mm e 105mm de comprimento e com peso inferior a 19kg, cuja idade esteja compreendida entre os 4 meses e os 4 anos.

Já testada pelas entidades rodoviárias francesa e alemã, foi comprovado em testes com crash dummies que replicam humanos com um ano e três anos que a insuflação dos sacos de ar que envolvem a Axiss FixAir é feita com êxito. Por esse motivo, decorrem já investigações para que esta solução de segurança seja alargada a outros modelos. Segundo os testes, a cadeira de bebés com airbags consegue reduzir em 55% as lesões cervicais em crianças com doze meses, e em 45% no caso dos que tenham 36 meses.


Descubra também: O ciclo da segurança automóvel explicado pela Volvo


Os airbags da Axiss FixAir estão escondidos na parte de trás da cadeira, enquanto os sensores estão associados às ligações Isofix, garantindo assim a ativação imediata em caso de impacto. Em 15 milissegundos chega o sinal ao sistema e após 80 milissegundos está despoletado o sistema de proteção. Para evitar asfixia, um segundo após estar completamente cheia a cadeira de bebés com airbags começa a largar ar. O sistema utilizado tem por base um cartucho de CO2, mas a cadeira é posteriormente cheia com ar frio, totalmente inócuo e portanto capaz de evitar queimaduras nos pequenos ocupantes.

Fonte: ElPais e BebeConfort