Cruzeiros poluem tanto como 100 milhões de carros

03/08/2019

O relatório levado a cabo pela ‘Transport & Environment’, concluí que 43 navios poluem tanto anualmente como 100 milhões de automóveis.

A Federação Europeia do Transporte e Ambiente (Transport & Environment) acaba de revelar os resultados de um estudo acerca das emissões dos navios turísticos. De uma amostra de 203 cruzeiros, os investigadores concluiriam que são precisos apenas 43 destes, para que o nível de emissões de óxido de enxofre anuais, seja igual aquele produzido por 100 milhões de automóveis. A região das ilhas Baleares é das mais afectadas, sendo que os portos de Palma de Maiorca, Barcelona e Ibiza, até já mandaram atracar alguns destes navios.

A razão pela qual os navios de cruzeiros poluem tanto, prende-se com o facto destes queimarem ‘fuel oil’, um derivado do petróleo mais barato e muito mais poluente.

Já a partir de 2020 deverão entrar em curso novas leis, que prevêem uma redução obrigatória de pelo 80%, da taxas de emissão de enxofre. O jornal Auto Bild avança que estas medidas são insuficientes. Mesmo que a nova lei seja aplicada, a taxa de emissões de óxido de enxofre, produzida pela frota de navios de cruzeiro Espanhola, será 17,7 vezes superior àquela emitida pelo parque automóvel deste país. No top 10 dos portos mais afectados, o Funchal aparece em 7º lugar e Lisboa na 9º posição.