Que existem leilões de automóveis que geram quantias inacreditáveis já não é propriamente novo, mas pagar 192 mil euros por um carro que não tem motor já é um caso fora do comum. Trata-se de um De Tomasso Pantera GT5-S de 1987 exclusivo.

Recorda-se dos 23 carros de Carroll Shelby que iam a leilão no dia 3 de junho? Um deles era um De Tomaso Pantera GT5-S de 1987, precisamente o automóvel que foi arrebatado por 192,299 euros. Além da particularidade de ter sido propriedade da lenda de design de automóveis, este Pantera GT5-S vem sem motor, algo que não inibiu o novo dono de investir desmesuradamente neste modelo.

O motor V8 da Ford que equipava o De Tomasso Pantera GT5-S foi retirado, sendo o automóvel utilizado como “cobaia” durante o desenvolvimento do primeiro Dodge Viper. Durante a sua vida, recebeu várias motorizações e configurações de suspensão. A esse exemplo, Carroll Shelby pretendia equipar o Viper com um bloco biturbo V8 360ci, que mostrou ser promissor no GT5-S. O futuro do modelo da Dodge passou, no entanto,por um motor V10.

Junta-se o facto de este Tomasso Pantera GT5-S possuir certificação de autenticidade Shelby, garantindo a Bonhams, empresa responsável pelo leilão, que este é um caso único. A única unidade das 136 do modelo com este certificado, o que o torna, desta forma, mais exclusivo. A empresa sublinha ainda que o novo proprietário tem a oportunidade de ressuscitar esta icónica unidade e de escolher o motor de acordo com o seu gosto pessoal. Assim se justifica o elevado custo de um carro sem motor…

Sabia que este modelo figura na lista dos carros mais vendidos de cada marca?

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.