DS7 Sportback entra na guerra dos SUV Premium

28/02/2017

As encomendas começam já a 7 de março e as primeiras entregas, da série especial “La Prémiere” estão agendadas para outubro.

Este bem pode ser considerado o primeiro… ‘verdadeiro’ DS, já que a terceira marca do Grupo PSA, desde que se tornou independente, herdou três modelos que faziam parte do portefolio da Citroën. Mas, com o DS7 Sportback, a marca do Grupo PSA que joga no campo Premium ganha novo fulgor, até porque ataca no segmento dos SUV que conhece um fulgor comercial ímpar no mercado europeu. E os responsáveis da marca francesa não se escondem, assumindo o Audi Q3, BMW X1 e Range Rover Evoque como os rivais directos para este novo modelo.

O design é marcante e diferente de tudo o que está no mercado e esse é um dos pontos por que a DS se quer destacar. Com um comprimento de 4,57 m, altura de 1,62 m e largura de 1,89 m, o DS7 Sportback oferece um habitáculo bastante espaçoso, graças à distância entre eixos de 2,74 m que ainda permite uma bagageira de 555 litros. O interior é muito requintado, todo coberto em pele natural, num trabalho quase artesanal, estando disponível em quatro ambientes distintos: Faubourg, Opera, Performance e Rivoli. O painel de bordo é dominado pelo grande ecrã central táctil onde se comandam inúmeras funções do automóvel, a navegação e todo o sistema de infoentertenimento, além do painel de instrumentos contar com um ecrã TFT de grandes dimensões.

Utilizando a mesma plataforma do Peugeot 3008 mas com alterações profundas – nomeadamente vias mais largas e suspensão multibraços atrás –, o DS7 Sportback está «carregado» de tecnologia e conta com a DS Active Scan Suspension, uma suspensão pilotada que conta com o auxílio de uma câmara que lê a estrada e antecipa o seu estado, adaptando os amortecedores pilotados. Visão nocturna por infravermelhos, estacionamento automático, detecção de fadiga do condutor ao ponto de poder parar o veículo, cruise control activo e sistema de condução semi-autónoma DS Pilot são algumas das tecnologias que farão do DS7 Sportback um dos carros mais equipados de entre os SUV Premium.

Apesar de ter sido hoje revelado em Paris e de ir brilhar no salão de Genebra, o DS7 Sportback só chegará ao mercado… em Janeiro de 2018. No entanto, haverá uma série especial «La Première» que poderá ser encomendada já a partir de 7 de Março e começa a ser entregue em Outubro. Esta versão só estará disponível nas motorizações 2.0 BlueHDI de 180 cv e 1.6 THP de 225 cv, ambas com caixa automática de 8 velocidades. A estes motores, o DS7, digamos, normal, acrescentará os 1.2 PureTech de 130 cv e o 1.6 BlueHDI de 130 cv.

Em 2019 chegará a versão mais esperada do DS7 Sportback, um híbrido «plug-in» de 300 cv, com o motor 1.6 THP de 200 cv e dois motores eléctricos de 110 cv cada, embora nunca podendo ser usados em todo o seu potencial em simultâneo. Terá uma bateria de iões de lítio de 13,3 kWh que lhe permitirá uma autonomia eléctrica de 60 km e a arquitectura do sistema permitiu que não roubasse espaço à bagageira. O DS7 Sportback é o primeiro novo modelo da marca DS que promete lançar mais seis novidades até 2019. Uma delas será um SUV mais pequeno, para o tão popular segmento dos ‘crossovers’ compactos!

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.