Alvo de uma recente evolução, o RP-1 pretende superar o tempo realizado pelo Radical SR8LM em 2009, uma volta de que apresentamos o vídeo neste artigo.

A Elemental apresentou no início de dezembro uma renovação para o seu RP-1, um desportivo de dois lugares que recebeu uma otimização aerodinâmica dirigida por Mark Taylor, antigo especialista da McLaren F1. Isto permitiu aumentar de 400kg para 1000kg a downforce gerada a 241km/h (por exemplo, o McLaren P1 produz 600kg a 260km/h), algo para que contribuíram as novas asa e difusor traseiro e os splitters introduzidos para otimizar o fluxo do ar e reduzir a turbulência.

Mantendo o motor 2.0 Ecoboost de 325CV, que permite acelerar até aos 100km/h em 2,8 segundos e atingir um máximo de 265 km/h, este registo de velocidade máxima pode parecer escasso para o objetivo agora anunciado de obter o melhor tempo de sempre em Nurburgring para modelos de estrada, mas a Elemental sabe bem do que fala. Em 2009 a marca completou o traçado em 6minutos e 48 segundos com o Radical SR8LM (como pode ver no vídeo seguinte), um registo que supera o tempo de 2005 do “irmão” SR8 (6:56.08) e do Porsche 918 Spyder, que em 2013 completou o “Inferno Verde” em 6:57.00. Uma última referência para o facto da Porsche afirmar ser a marca que detém o modelo de produção mais veloz de sempre em Nurburgring, algo que deriva do facto do 918 Spyder contar com um certificado europeu que o torna legal o seu registo em qualquer local da Europa, e que é considerado como uma intenção de ter uma produção já com algum volume do superdesportivo híbrido.

Nuno Fatela/Turbo