A meio da próxima década os veículos elétricos serão mais baratos do que aqueles com motor de combustão.
Segundo a Bloomberg, esta vantagem estará não apenas no valor da compra como nos custos de utilização (especialmente pela menor complexidade ao nível de componentes)
Em 2040 os elétricos serão mesmo a força dominante no mercado. Nessa altura vão representar 57% das vendas. Isto significa passar de 2 milhões de unidades vendidas para 56 milhões de carros anualmente
Nessa altura os modelos de emissões 0 já vão representar 30% de todo o parque circulante nas estradas do planeta. Serão mais de 500 milhões de ligeiros de passageiros "a bateria" em todo o mundo
Nesse momento, os veículos elétricos vão representar 70% dos autocarros nas estradas e 30% dos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros. Mas nos pesados de mercadorias ainda só vão ser 20%
Até 2040 os veículos com motor de combustão apresentam tendência inversa. As vendas vão cair de 85 milhões de unidades anuais para apenas 42 milhões
Segundo as contas da Bloomberg, de momento já existem 630.000 carregadores de veículos elétricos em todo o planeta. Em 2012 eram apenas 42.000
O aumento da procura por carros elétricos vai ter efeito similar no consumo mundial de eletricidade, que deve subir em 6,8%
Outra informação importante que foi apurada neste estudo é de que até 2030 a condução autónoma não terá qualquer impacto significativo no cenário de trânsito
A grande novidade do relatório Bloomberg New Energy Finance é a previsão de que a meio da próxima década os veículos elétricos já estejam disponíveis com preços mais baratos do que as alternativas com motor de combustão
A Bloomberg revela anualmente um estudo onde faz previsões da evolução dos veículos elétricos, o Bloomberg New Energy Finance. E na recente edição de 2019 fica ainda mais claro que estas motorizações vão continuar a ganhar tração, e que, com a evolução tecnológica e as economias de escala provenientes do aumento de produção, se vão tornar bem mais competitivos. E, tendo em conta que o preço ainda é um dos grandes entraves na adesão aos modelos de emissões 0, surgem aqui boas notícias. É que em 2025 os veículos elétricos serão mais baratos que aqueles com motor de combustão.
Entre as perspetivas do Bloomberg New Energy Finance está ainda que no ano de 2040 estes veículos dominem o mercado, ultrapassando em vendas os gasolina e tornando-se na fatia maior do parque circulante. Destaque ainda para a evolução dos preços das baterias, que desde 2010 já desceram o custo por kWh em 85%. Esta queda progressiva será fulcral para a descida de preço referida, já que se trata de um componente vital para os veículos elétricos. Veja os principais dados revelados pela Bloomberg na fotogaleria deste artigo.
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