Lotus Elise foi à dieta

17/03/2017

O desportivo da Lotus recebe diversos elementos em fibra de carbono, o que ajudou a colocar o peso abaixo dos 800kg.

A Lotus anunciou uma atualização para a gama Elise, onde o principal destaque está na redução de peso em 41 kg, colocando a fasquia ao passar pela balança abaixo dos 800 kg, num registo de 798kg. Para esta grande dieta do Elise foi essencial a utilização intensiva da fibra de carbono, que surge em diversos locais do exterior e também combinada no habitáculo com a alcantara e apele utilizada nos revestimentos, conferindo um visual marcadamente desportivo e que inspira nos momentos de ataque ao asfalto.

Para este intenso programa de emagrecimento do Elise foram igualmente importantes outras alterações, como a inclusão de uma nova bateria de iões de lítio, 9 kg mais leve, as jantes de liga leve com menos 5 kg de peso e ainda a janela traseira em policarbonato que salvou outros seis quilogramas.

Para acompanhar esta dieta, o fabricante com sede em Hethel introduziu ainda ligeiras alterações no design, que são visíveis nas duas extremidades do Lotus Elise, num trabalho que permitiu também uma melhoria da eficácia aerodinâmica. A gama deste modelo continua a oferecer as versões Elise Sport 220, com motor 1.6L naturalmente aspirado de 134CV, e Elise Sprint 220, que acolhe um bloco 1.8L sobrealimentado com 217CV e é capaz de sprintar até aos 100km/h em apenas 4,1 segundos.

A Lotus aproveitou esta revelação para começar também a abrir o apetite para outra aposta, anunciando que a versão de maior sucesso deste modelo, o Elise Cup 250, conta com uma atualização que pode baixar o seu peso até 40kg e que vai estar no mercado a partir de maio, embora esteja já disponível para encomenda.

Nuno Fatela/Turbo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.