Como evitar choques ao tocar no carro

14/10/2017

Este fenómeno mais habitual durante os meses de Verão significa um pequeno “esticão” para aqueles que tocam nas superfícies metálicas da viatura. Mas existem formas de evitar que tal aconteça…

Já terá provavelmente sentido um pequeno choque elétrico ao tocar no seu carro, uma situação que apesar de não ser nada perigosa acaba por causar um pequeno susto e uma sensação passageira de dormência. O mais curioso é que, na realidade, não é o carro que lhe está a dar um choque, mas sim você que está a descarregar energia para a viatura. Existem razões que explicam a ocorrência deste fenómeno, e também formas de evitar que isto se passe consigo, como poderá descobrir no seguimento deste artigo.

Sofrer choques ao tocar no carro acontece principalmente no Verão, pois o tempo mais seco potencia essa situação. A origem está na acumulação da eletricidade estática e pelo atrito da roupa ou toque do corpo com os revestimentos da viatura. Isto provoca uma transferência com perda ou ganho de partículas de energia de carga negativa, os eletrões dos átomos. Quando posteriormente uma pessoa sai do carro e se encosta numa superfície neutra ocorre uma passagem de cargas elétricas, sendo esse fluxo a razão para o choque. Os choques ao tocar no carro não acarretam qualquer perigo para a saúde, mesmo com descargas que podem atingir os 3000 volts, pois a única consequência é algum desconforto causado pela combinação de alta tensão com baixa corrente.

Este fenómeno é mais habitual com o tempo seco, em que os eletrões estão mais concentrados, o que significa que a sua descarga é feita de forma mais repentina… na forma dos choques que sentimos. Um dos potenciadores da situação é o ar condicionado, pois torna ainda mais seco um ar que, com o tempo quente, já tem menos humidade. Mas existem outras situações que influenciam a situação, como a quantidade de água no organismo e a roupa e calçado que utilizamos, pois os tecidos naturais são menos propensos a causar eletricidade estática na origem dos choques ao tocar no carro do que as fibras sintéticas.

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