Após as informações de que tinha sido preso um segundo suspeito na Alemanha na sequência das investigações ao escândalo do Dieselgate, que dentro do Grupo VW pertenceria à Audi, foi agora confirmado o nome deste detido. Trata-se de Wolfgang Hatz, que foi responsável pelo desenvolvimento de motores, primeiro do emblema de Ingolstadt e depois de todo o consórcio germânico entre 2007 a 2012, e que se torna no segundo funcionário a ficar sob custódia das autoridades germânicas este ano. A detenção de Hatz é também simbólica, pois apesar de já não pertencer ao Grupo VW (estava na Porsche, mas saiu em maio de 2016), é alguém muito próximo do ex-líder Martin Winterkorn e o quadro mais alto da empresa a ser preso na sequência do Dieselgate.
Falta agora saber se as autoridades americanas vão pedir, tal como aconteceu em julho com Giovanni Pamio, a extradição deste engenheiro de topo para ser julgado nos Estados Unidos por responsabilidades no software ilegal que alterava os níveis de emissões dos diesel. Se tal vier a ocorrer (pouco provável pois a lei germânica não permite este tipo de extradição de cidadãos nacionais), Hatz pode sofrer o mesmo destino de James Liang, que foi já condenado a passar 40 meses atrás das grades. Também à espera da sentença, a 6 de dezembro, está Oliver Schmidt, que já se deu como culpado e deve ser condenado a um máximo de sete anos de prisão.
Fonte: Automotive News Europe