F1 pode meter microfones nos escapes

25/09/2017

O barulho dos motores continua a ser motivo para críticas ao campeonato mundial de topo do desporto automóvel, e agora surge uma ideia no mínimo insólita, mas que até pode funcionar.

As capacidades tecnológicas das motorizações híbridas da F1 está ser demonstradas pela progressiva queda dos tempos por volta nos circuitos por onde o “Grande Circo” passa. Mas também por outros fatores, como quando a Mercedes revelou agora que em dois anos conseguiu aumentar mais de 200CV a potência do seu monolugar e atingir uma eficiência térmica acima dos 50%. No entanto, existe um ponto onde estes motores continuam a não convencer os apaixonados da modalidade, e que está na nota acústica muito abaixo dos seus antecessores. Mas agora aparentemente existe uma solução para aqueles que seguem a competição na televisão: aumentar o volume com microfones nos escapes…

A ideia surgiu do Diretor Comercial da Fórmula 1, Sean Bratches, que declarou à Reuters que está a ser estudada por David Hill, responsável de emissão na Austrália, esta possibilidade. “Ele está a trabalhar com um consórcio alemão para criar um microfone de cerâmica que podemos efetivamente fazer aderir ao tubo de escape para ter uma verdadeira amplificação do som para os fãs”. Tendo em conta a colocação, espera-se que o som seja mesmo escaldante.

Desde que a Liberty Media assumiu o controlo da F1 temos vindo a assistir a mudanças nas transmissões e que pretendem dar uma imagem de maior proximidade com os fãs (como a inesquecível imagem do pequeno fã de Raikkonen nas boxes da Ferrari em Spa-Francorchamps). Sean Bratches explicou que este é também o mote para a possível inclusão dos microfones nos escapes. “Uma das coisas que queremos amplificar daqui para a frente são os sons do desporto, pois são visceralmente tocantes para os fãs e de importância crítica em todas as pesquisas que fizemos”. Esta alteração pode não vir a ter, no entanto, vida longa, servindo de transição até aos esperados novos motores de 2021 (talvez já com Aston Martin e Porsche) que serão mais baratos, simples e… ruidosos.

 

Fonte: Reuters e Drive