Goodyear planeia testes…no espaço!

31/07/2018

Será que o espaço pode ser o ambiente mais adequado para o estudo dos componentes dos pneus? A Goodyear acredita que sim.

As inovações da Goodyear na produção dos pneus são notáveis. Desde a utilização de soja como componente, do fabrico de pneus que libertam oxigénio, ao uso de Kevlar e à conceção de pneumáticos específicos para elétricos, a empresa mantém-se na vanguarda. Agora, a Goodyear anunciou que planeia testar componentes dos pneus no espaço, como parte de um projeto no Laboratório Nacional dos EUA da Estação Espacial Internacional (ISS). Espera a companhia que a experiência se realize ainda este ano.

A Goodyear pretende estudar a formação de partículas de sílica – material comum utilizado nos pneus – no ambiente de microgravidade da estação espacial. Deste estudo, os engenheiros e cientistas da empresa poderão determinar se deve ser considerada, nos pneus, investigação adicional das formas únicas de sílica precipitada.

“A Goodyear tem sido pioneira em inovações de pneus relacionadas com o espaço, com os primeiros e únicos pneus na Lua, inúmeros projetos com a NASA e, agora, isto”, disse Eric Mizner, Diretor de Ciência de Materiais Globais da Goodyear. “Sublinha a nossa paixão por chegar aos confins da Terra, e mais além, para desenvolver novas tecnologias que nos ajudem a oferecer produtos inovadores com verdadeiros benefícios para o consumidor”, acrescentou o responsável.

Refere a Goodyear que recentes experiências académicas, em condições de microgravidade, demonstraram a capacidade de gerar morfologias únicas que poderão revelar o potencial na disponibilização de produtos de maior performance. Entre outros fatores, sublinha-se a possibilidade de melhorias na eficiência de combustível. Aguardamos pelo resultado dos testes da Goodyear no espaço.

Miguel Policarpo/Turbo