Grupo PSA revela dados de consumo em utilização real

09/03/2017

Finalizada a fase de avaliação a mais de 1000 versões de 58 modelos, o grupo francês liderado pelo português Carlos Tavares publica informações sobre a eficiência dos seus modelos numa utilização quotidiana.

Após se ter comprometido em 2016 a apresentar dados sobre a eficiência dos seus veículos numa condução “normal”, o Grupo PSA publicou os valores de consumo a mais de 1000 versões de 58 modelos das marcas do grupo: a Peugeot, a Citröen e a DS (a que se juntou esta semana a Opel). O anúncio surgiu no decorrer do Salão Automóvel de Genebra e, para garantir uma maior veracidade, este estudo foi realizado com a supervisão da entidade de certificação Bureau Veritas e ao abrigo do protocolo de testes combinado com a Transport & Environment (T&E) e a France Nature Environnement (FNE). Para resultados mais precisos, foram analisados o mesmo motor e caixa de velocidades tendo em conta três diferentes variantes: tipo de carroçaria, nível de equipamento e dimensões dos pneus.

A marca explicou também a metodologia do estudo: “Com base no projecto europeu Real Driving Emissions, o protocolo efectua a medição do consumo de combustível com recurso ao Sistema Portátil de Medição de Emissões instalado nos veículos. As leituras obtidas nos 58 modelos foram feitas em estradas públicas (23km em estrada urbana, 40km em estrada aberta e 30 km em auto-estrada) sob condições reais de condução (ar condicionado, bagagem e passageiros, trajectos com subidas, etc.)”. Os clientes poderão aceder aos resultados dos seus modelos nos websites específicos da Peugeot, Citröen e DS. De momento, estas informações encontram-se disponíveis na Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Suíça e serão alargadas mais tarde para os restantes países europeus.

Francisco Correia/Turbo