A Volkswagen está em alta, com um recorde de vendas para o Grupo que está cifrado em 10,74 milhões de unidades. A marca homónima contribui com 6,23 milhões de unidades
As vendas da Audi saltaram 0,6%, totalizando 1,87 milhões de unidades
A Skoda revela cada vez mais bagagem para concorrer no mercado, e em 2017 cresceu 6,6% para 1,2 milhões de unidades
O último ano foi brilhante para a Seat, que aumentou 14,6% para um registo de 468400 automóveis comercializados
A Porsche também não está de costas voltadas para os bons resultados, e aumentou as vendas em 3,6% para 246600 desportivos e SUVS
Os comerciais da Volkswagen "carregam" o peso da responsabilidade que advém dos resultados positivos. No último ano foram entregues mais 4,2% de veículos, num total de 497900 unidades
Também a Scania está num bom momento, com evolução positiva de 11,6% para 114100 viaturas.
A MAN é a outra representante dos germânicos nos pesados e também aumentou 11,6% em relação ao período homólogo. O total foi agora pouco superior a 100.000 veículos entregues.
A rota para convencer os automobilistas na Europa é bem conhecida pelo Grupo VW. Em 2017 foram mais 3,3% no volume de vendas, para 4,32 milhões.
Na América do Norte também acenam cada vez mais aos veículos do consórcio germânico. O aumento de 4% nos últimos doze meses permitiu atingir um resultado total de 976400 unidades comercializadas.
O ano foi de festa para o Grupo VW na América do Sul. O maior crescimento a nível global foi nesta região, situado nos 23,7%, e significou 521600 automóveis transacionados.
A Ásia-Pacífico é a que mais contribui para os resultados do consórcio germânico. O total é de 4,5 milhões de unidades (+4,3%), com enorme contributo dado pelos 4,18 milhões de veículos vendidos só na China.
Nunca os germânicos tinham vendido tantos automóveis num ano, alcançando agora um total de 10,74 milhões de unidades transacionadas. Com a VW, a Skoda e a Seat a darem grande contribuição para o novo recorde de vendas do Grupo VW, referência também para o facto da Ásia-Pacífico, especialmente devido à influência da China, ser a região que apresenta o maior volume de viaturas transacionadas pelo consórcio.
“Estamos agradecidos aos nossos clientes pela confiança. Vamos continuar a fazer tudo para ir de encontro e exceder as expetativas dos nossos clientes em todo o mundo”. Foi com esta expressão que o CEO do Grupo VW, Matthias Mueller, comentou o novo recorde de vendas do consórcio germânico a nível mundial, atingido com um total de 10,74 milhões de viaturas entregues (confirmando as informações já anteriormente avançadas). Este volume total representa um crescimento de 4,3% na performance comercial ao longo de 2017, sendo de destacar a evolução positiva que foi registada em dezembro, com um aumento de 8,5% comparativamente ao período homólogo.
Neste gigantesco consórcio de doze marcas (onde para estes resultados a Lamborghini, Bentley e Bugatti não têm expressividade pelos baixos volumes e não pode ser incluída, obviamente, a Ducatti) existiram alguns emblemas que tiveram um registo acima da média. Entre os que mais contribuíram para o novo recorde de vendas do Grupo VW estão a própria marca Volkswagen, que aumentou 4,2% para 6,23 milhões de viaturas transacionadas, a subida de 6,6% da Skoda para 1,2 milhões de unidades, e o salto de 14,6% na Seat, para 468400 carros transacionados. Entre os ligeiros de passageiros também a Audi (+0,6%; 1,87M) e a Porsche (+3,6%; 246400) dão um importante contributo. Destaque também para os veículos destinados ao sector profissional, com os comerciais VW a evoluir 4,2% para um total de 497900 viaturas entregues e os pesados da MAN e a Scania a crescerem 11,6% comparativamente ao ano anterior, atingindo vendas que são, respetivamente, de 114100 e de 102000 unidades.
Também é preciso destacar que o gigantesco consórcio está a crescer em todas as regiões mais expressivas. Na Europa foram entregues mais 3,3% de viaturas (4,32 milhões de carros), na América do Norte os registos cresceram 4% (976400 veículos) e na América do Sul as estatísticas terminam com mais 23,7% (521600 viaturas). Mas a zona do globo que mais contribui para o novo recorde de vendas do Grupo VW é a Ásia-Pacífico, que aumentou 4,3% para os 4,5 milhões de automóveis comercializados. Destaque aqui para a China, pois o total de 4,18 milhões de clientes que escolheram as marcas do consórcio em 2017 significa que só neste país são vendidos quase tantos automóveis do Grupo Volkswagen como em toda a Europa.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.