De importância vital para o maior sector de exportação dos britânicos. É assim que a SMMT, organização de fabricantes automóveis no Reino Unido, considera a existência de um acordo de saída da União Europeia. Afirmando mesmo que um hard-brexit poderia ser “o knock-out” para a indústria automóvel no país, esta entidade fez as contas aos possíveis prejuízos.
O número em maior destaque é, provavelmente, aquele que indica perdas de 58.000€ por minuto (50.000£) só pela passagem nas alfandegas. Este valor impressionante, que significa 83,5 milhões de euros de prejuízo diários, resulta da exclusão dos britânicos da zona de comércio livre. Mas os danos serão, provavelmente, ainda piores.
Os 13 mitos do Brexit no automóvel para os britânicos… desfeitos
Há que contar também com o impacto da subida dos preços pode ter nas vendas dos automóveis fabricados em solo britânico. Caso ocorra uma saída sem acordo, passam a vigorar as regras da Organização Mundial de Comércio. E isso significa 10% de taxas alfandegárias, que seriam refletidas nos preços dos automóveis.
O resultado seria menor competitividade, perdendo clientes para rivais que fabricam dentro do espaço europeu. Por esse motivo, a SMMT prevê que uma saída sem acordo atiraria o Reino Unido para fora do Top-10 Mundial de Exportadores. Afinal, o sector automóvel é o maior de exportação no país, representando 14% do valor total dos bens que saem do país.
Boris Johnson testou carros e era um “cromo”
Sem dúvida, números importantes para Boris Johnson analisar antes de ir a Bruxelas falar novamente com a Comissão Europeia…Fonte: SMMT; Autobild.es