O mais improvável “convidado” do Salão de Frankfurt
14/09/2017
Alterações Climáticas
Eventos extremos como os furacões que estão a assolar a zona das Caraíbas ou a diminuição das calotes polares mostram as consequências da acumulação de gases com efeito de estufa, como o CO2
Poluição Atmosférica
O NOx, outro poluente saído dos escapes, é associado ao aumento de problemas pulmonares nas grandes cidades, causando anualmente a morte prematura de meio milhão de europeus
Proibição dos Diesel e Gasolina
A França e Reino Unido foram dos países a anunciar, mais recentemente, planos para apenas permitir a venda de veículos elétricos. A China, outro gigante, pondera também um calendário para descontinuar os motores de combustão.
Dieselgate
Os efeitos causados pela fraude de emissões, não apenas no gigante germânico mas também outros fabricantes, tem ajudado a acelerar o desenvolvimento e planos para a introdução de motorizações electrificadas
Car-Sharing
A mudança na mobilidade, com novas formas de partilha de viagens, deve ter impacto. A Greenpeace recorda também que cada vez mais pessoas vivem nas grandes cidades, e não querem suportar os custos associados a ter um automóvel.
A grande reunião do automóvel contou com uma inesperada presença, já que GreenPeace decidiu colocar-se em frente à porta de entrada para enviar uma mensagem bastante forte: A idade do petróleo está a acabar.
Frankfurt é por estes dias o local onde se concentram as marcas e os fãs dos automóveis, estando já de portas abertas o grande salão automóvel que a cada dois anos se realiza nesta cidade alemã. Este ano o evento contou com uma inesperada presença, pois a GreenPeace decidiu comparecer, colocando-se junto da porta de entrada com um modelo da VW “estampado” no solo e tarjas onde se podia ler “Burnout – A idade do petróleo está a acabar”. A famosa organização ambiental indicou cinco razões para este aviso, que pode encontrar na galeria de imagens seguintes, mas se os membros presentes decidiram passar as portas, também devem ter ficado agradados com o que encontraram. Isto porque o Salão de Frankfurt está a servir como montra da aposta das marcas na mobilidade elétrica, com vários fabricantes a apresentarem concepts que anunciam novidades neste campo, como por exemplo a BMW e a Volkswagen, e a Jaguar a mostrar que até no mundo da competição há futuro para os veículos elétricos…
As cinco razões para a Greenpeace afirmar que “A idade do óleo está a acabar”