Incêndios obrigam China a testar elétricos

18/06/2019

Alarmada com a combustão espontânea de carros da Tesla e da NIO, as autoridades chinesas introduziu testes obrigatórios para todos os veículos elétricos no mercado

Nas últimas semanas surgiram na China vários vídeos, como este, em que se podem ver veículos elétricos a pegar fogo sem motivo aparente. Esta situação preocupou as autoridades locais, que agora decidiram agir, obrigando todos os fabricantes a efetuar testes adicionais de segurança aos seus veículos elétricos. Estas provas irão focar-se em áreas como os compartimentos que acomodam as baterias, a impermeabilidade, problemas com os cabos de alta voltagem e os carregadores das viaturas. Esta decisão veio assinada pelo Ministro da Indústria e Tecnologia, que disse também esperar conclusões dos fabricantes até final de outubro.

Duas marcas tiveram um importante contributo para esta decisão. Uma delas foi a NIO, pois três dos seus modelos incendiaram-se sem motivo aparente durante o último trimestre. A outra é a Tesla, depois de um vídeo que se tornou viral a mostrar um carro a entrar em combustão espontânea e também de outro modelo ter acabado em cinzas na cidade de Hong Kong.Por esta razão, estes testes não serão realizados apenas em veículos acabados de produzir mas também ter em especial atenção os carros que já estejam nas estradas e façam muitos quilómetros, como táxis. Tendo em conta que só no último ano foram vendidos um milhão de veículos elétricos na China, esta promete ser uma tarefa árdua.

 

Fonte: Automotive News