Jaguar eleva-se no tributo aos heróis das guerras mundiais

03/11/2017

Um Jaguar F-Type colocado a 10 metros de altura foi a forma encontrada pela marca de assinalar o dia em que se comemoram os contributos dos civis e militares britânicos durante os dois conflitos mundiais.

No final da próxima semana os britânicos celebram o Rememberance Sunday, em que são recordados os contributos dos militares e civis do Reino Unido e da CommonWealth durante os dois maiores conflitos planetários. Este dia é festejado no segundo domingo de novembro, por ser o domingo mais próximo do final da 1ª Grande Guerra, cujo armistício foi assinado pelas 11H da manhã de 11 de novembro de 1918. Em 2017 assinalam-se os 99 anos desde o final da primeira guerra mundial, e a Jaguar associa-se a esta efeméride com uma escultura que coloca o Jaguar F-Type a 10 metros de altura.

O desportivo britânico surge decorado com uma papoila no capot, pois esta é a flor que simboliza o Rememberance Sunday. A escolha do local para colocar o F-Type, a 10,67m de altura também é simbólica, pois ele encontra-se na autoestrada M6 de frente para a escultura “Sentinel”. Esta obra de arte retrata os aviões Spitfire produzidos em Castel Bromwich (hoje uma fábrica da Jaguar Land Rover), os aviões que durante o conflito de 1938-45 ajudaram a defender os céus da Gra-Bretanha e, posteriormente, participaram na libertação do continente europeu.

O envolvimento da marca inglesa com os militares do seu país vem de longe, e desde 2013 já contratou 750 antigos membros das forças armadas britânicas (alguns dos quais nas fotos deste artigo). Além disso, é uma das patrocinadoras dos Invictus Games, onde participam antigos combatentes que sofreram lesões em cenários de guerra.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.