Jaguar Land Rover quer eliminar enjoos

05/11/2018

As náuseas nas viagens, que muitas pessoas sentem, são alvo de investigações por parte do fabricante inglês. Sabendo que este problema pode agravar-se com a condução autónoma, a Jaguar Land Rover está já a prevenir-se e a procurar soluções.

Segundo a Jaguar Land Rover, 70% das pessoas pode sofrer de náuseas nas viagens, seja em trajetos quotidianos como em percursos mais longos. Por isso, revelou que está a desenvolver um algoritmo com uma “pontuação de bem-estar” que reduz até 60% estes problemas sentidos pela maior parte da população. O fabricante britânico explica que as náuseas nas viagens são causadas por um conflito sensorial, em que os olhos captam informações distintas dos outros sentidos, e como tal procura resolver este problema.

São já quase 25.000km de dados recolhidos sobre os enjoos ao volante que este estudo recolheu. Durante estas provas, a JLR testou o efeito de determinadas tarefas, como ler emails, para o surgimento de náuseas nas viagens. Isso permitiu criar parâmetros para futura aplicação nos veículos autónomos, que visam reduzir ao máximo e tornar mais suaves os movimentos da direção do automóvel, considerada uma das principais causas de enjoo a bordo dos veículos.

Spencer Salter, investigador de tecnologias de bem-estar na Jaguar Land Rover, explicou os objetivos deste estudo. Ele refere que “ao caminharmos rumo a um futuro autónomo, onde as pessoas terão mais tempo para relaxar, ler ou trabalhar, é importante desenvolver veículos capazes de se adaptar para reduzir os efeitos de enjoos ao volante de uma forma personalizada para cada passageiro”.

Um dos segredos desta tecnologia serão sensores biométricos, que avaliam a propensão de cada pessoa para sentir náuseas nas viagens. E, com base nos dados fisiológicos obtidos, a viatura será capaz de se adaptar e até mesmo reconhecer quando um passageiro se começa a sentir enjoado.

Além destas investigações futuras, a marca destaca já algumas soluções implementadas em modelos de produção para evitar este problema. Uma delas foi a introdução do sistema com 26 configurações para os assentos do Jaguar E-Pace, que alteram a posição dos olhos relativamente ao ecrã de infotainment e também podem ligar a climatização dos bancos. Na imagem seguinte, pode ver algumas das ideias que foram implementadas pelo fabricante britânico para combater este problema.