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4,39 metros de comprimento
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Motores Ingenium 2.0L entre 150CV e 300CV
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Transmissão manual de seis ou automática de 9 com conversor de binário
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Tração dianteira ou integral, com um avançado sistema Active Driveline
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Estrutura com utilização do alumínio, aços de alta resistência e compósitos
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5 passageiros e 557L de capacidade na bagageira
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Espaço, conectividade e Materiais Premium em destaque no interior
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Três níveis de equipamento
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Airbag para peões
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Entra em produção no final do ano
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Disponível com uma Edition 1 que oferece equipamentos adicionais
Foi dado a conhecer do ExCel de Londres o novo Jaguar E-Pace. Apresentado com um recorde mundial, o modelo “vai à luta” no segmento dos SUVS compactos Premium, onde encontra o compatriota Range Rover Evoque e outros rivais como os germânicos BMW X1, Audi Q3 e Mercedes GLA. O comprimento do modelo será de 4,39m (-34cm do que o F-Pace), enquanto a largura se situa nos 1,98m e a altura em 1,65m. Apresenta ainda uma distância entre eixos de 2,68m e das rodas às extremidades vão 88cm na dianteira e 83cm na retaguarda, algo que visa enfatizar a grande habitabilidade e exacerbar o dinamismo da condução.
Exterior do Jaguar E-Pace
A Jaguar define as linhas do exterior do novo SUV como “belas, divertidas e inteligentes”, pretendendo manter-se fiel aos cânones estilísticos da marca mas conseguindo atrair novos clientes. Por isso é mesmo indicado que ele “representa uma nova geração de modelos da Jaguar que deixa os seus antepassados orgulhosos”. Tem uma identidade própria misturada com traços já implementados no F-Pace, como na grelha de proporções musculares, as linhas descendentes do teto e o tratamento das superfícies de vidro nas laterais, sendo destacada a sua postura atlética e dinâmica inspirada nas capacidades desportivas do emblema inglês.
Digitalização é outro ponto-chave para o Jaguar E-Pace, que conta desde logo com um evoluído painel de instrumentos a cores de 12,3’’, a que se junta o ecrã de 10’’ para o sistema Touch Pro, que torna o SUV num hotspot wi-fi 4G. Mas o mais espetacular elemento neste ponto é o head-up display designado “Hud Thin-Film Transistor” com até mais 60% de área de projeção. Isto permite ir além das habituais informações, adicionando ainda dados como navegação, sinais de trânsito e até do sistema multimédia e dispositivos de conforto e segurança. À imagem de outros automóveis da marca, também para o Jaguar E-Pace está disponível a Activity Key, uma chave incorporada numa bracelete resistente à agua e choques, mais um atributo que destaca a aptidão para convencer clientes com um estilo de vida ativo.
Espaço é outro elemento destacado pela marca do felino, que refere a quantidade de espaços de arrumação desenhados de forma inteligente ao longo do habitáculo para cinco ocupantes. No que se refere à bagageira, os 575L são extensíveis a um máximo de 1234L com o rebatimento dos bancos traseiros, e será possível recorrer a controlos gestuais para abrir o portão traseiro. E como também haverá espaço para uma excelente experiência acústica a bordo, o Jaguar E-Pace pode ser encontrado com um sistema de som fornecido pela Meridian com uma potência de 825 watts.
Motores
O SUV compacto agora revelado pode ser encontrado com um total de cinco motorizações que apresentados abaixo:
Diesel
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D150, potência de 150CV e binário de 380Nm (desde 124g/km de CO2)
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D180, potência de 180CV e binário de 430Nm
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D240, potência de 240CV e binário de 500Nm
Gasolina:
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P250, potência de 249CV e binário de 365Nm
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P300, potência de 300CV e binário de 400Nm
Toda a gama é composta por motores de 2.0L que estão equipados com turbos de geometria variável. Em relação às transmissões, está disponível uma caixa manual de seis velocidades e uma automática ZF de nove com conversor de binário que é a única opção para os três motores mais potentes.
Outro exemplo de tecnologia de ponta do Jaguar E-Pace está no mais avançado sistema de tração integral Active Driveline. Embora disponível também com tração dianteira ou o Standard Driveline, o sistema mais evoluído dá primazia ao envio da força para o eixo posterior, dando a sensação de condução de um SUV de tração traseira. Ele é mesmo capaz de enviar toda a potência para a retaguarda e até consegue canalizar 100% dela para apenas uma roda caso considere necessário. Atuando em apenas 10 milissegundos, é ainda indicado que o sistema poderá mesmo facilitar as brincadeiras permitindo derrapagens controladas, embora não seja explicado como será esse processo.
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Calor: Arizona e Dubai, +50º Celsius
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Gelo e Neve: Suécia e Minnesota, -30º Celsius
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Performance e Durabilidade: Nurburgring, Nardo (Itália) e Mojacar (Espanha)
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Altitude: China e Alpes, +5000 metros
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Calibração do motor: Tenerife
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Ruídos, vibrações e aspereza: Gaydon
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Todo o Terreno: Watters Arena, Gales
Segurança
O airbag de peões do Jaguar E-Pace é um dos mais interessantes atributos do Jaguar E-Pace, contando com um sistema inovador que funciona entre 25 e 50 km/h. Para tal é utilizado um “capot ativo” que se eleva ligeiramente para, num tempo entre 50 e 60 milissegundos, insuflar uma almofada de ar que protege os utentes mais frágeis do cenário do trânsito em caso de embate. Além disso, surge ainda uma profusão de tecnologias que inclui a deteção de obstáculos e peões com travagem de emergência, os avisos de saída de faixa e de trânsito cruzado, o detetor de fadiga e o cruise control ativo entre muitos outros.
O Jaguar E-Pace está disponível com os níveis S, SE e HSE, este último a poder contar com um visual mais desportivo designado R-Dynamic. Além disso, é de destacar a disponibilização ao longo do período inicial de venda de uma “Edition 1” para o SUV, disponível com os blocos D180 e P250 que surgem em conexão com a caixa ZF de nove velocidades. Os modelos ganham um pack R-Dynamic, jantes de 20’’ com acabamento exclusivo, a Activity Key e a abertura gestual da mala. Além disso, apresentam ainda a espetacular iluminação de boas vindas que pode ver na foto com que fechamos este artigo.
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