O Salão Automóvel da Big Apple serve para mostrar uma visão “quente e pujante” da mobilidade elétrica
Pensar o futuro dos elétricos com um modelo com tração integral obtida por dois motores é a proposta que a Kia leva este ano ao Salão de Nova Iorque, com o Habaniro Concept. O nome recorda o de outro modelo da marca, o Niro, mas neste caso temos uma proposta claramente diferente na estética, para um modelo de emissões 0 que, com autonomia de 500km que pode transportar quatro passageiros.
E transportar é aqui usado no sentido literal, já que o Habaniro apresenta capacidades de nível 5 de condução autónoma e “tecnologia mais avançada do que aquela que colocou o homem na Lua”. O que é claramente interessante, mesmo tendo em conta que passam cinquenta anos desde a famosa caminhada de Neil Armstrong e que o prazer de estar ao volante é algo sem paralelo…
Este vibrante vermelho surge também a bordo, num interior despido ao máximo de ecrãs e botões, fazendo do vidro dianteiro um enorme head-up display. Outra novidade é o PVS (Perimeter Ventilation System) que cria uma cortina de ar. Contando ainda com evoluída iluminação ambiente, este é um dos sistemas que se destaca ainda mais pela atuação do READ, que adapta a atmosfera interior ao estado de espírito do condutor com base na leitura de dados biométricos.