Kia Optima renovado antes da viagem para Genebra

Para acompanhar o novo Ceed e o Rio GT-Line, a Kia renovou o Optima para o Salão de Genebra. Um design exterior e interior revisto e novos propulsores são a aposta da marca para centrar a atenção do público no modelo.

O Kia Optima renovado é a mais recente novidade da marca sul-coreana para o Salão de Genebra, evento onde apresentará ao público a nova geração do compacto Ceed e o Rio GT-Line. No que respeita ao Optima, a Kia alargou a oferta de motores com os blocos U3 1.6l CRDi Diesel e o 1.6l T-GDi a gasolina, que primam pela redução das emissões. O modelo recebeu ainda atualizações no design exterior e interior, incluindo novas soluções tecnológicas.

“O Optima desfrutou de um recorde das vendas em 2017, com as vendas a ascenderem das 9,600 unidades para mais de 16,800 unidades no ano passado. É um contribuidor chave no crescimento sustentável da Kia na Europa, e o impulso das vendas do Optima manteve-se com a introdução de novas variantes em 2017. Isto inclui as variantes Sportswagon e as de alta-performance GT, tal como um propulsor híbrido plug-in de emissões muito baixas”, sintetizou Michael Cole, CEO da Kia na Europa.

O novo motor U3 de 1.6l CRDi (Common-Rail Direct Injection) substitui o anterior bloco de 1.7l CRDi e incorpora o sistema Selective Catalytic Reduction (SCR), que reduz “significativamente” as emissões, segundo a marca. Produz menos dióxido de carbono, particulas e emissões NOx. A potência é de 136cv e o binário de 320 Nm. Além deste propulsor Diesel, a Kia integra na oferta o bloco de 1.6l T-GDi a gasolina, capaz de debitar 180cv. Este motor coloca-se no mercado entre as versões de 20l CVVL (163 cv) e a de 2.0l T-GDi (245cv), esta última disponível para o Optima GT. Adicionalmente, a Kia revela um novo modo de condução que permite aos condutores alterarem entre o Eco, o Comfort, o Sport e o Smart, cada um com a respetiva finalidade.

No que respeita às alterações estéticas no interior e exterior do Kia Optima, destaca-se o pára-choques frontal redesenhado, a reformulação das óticas e faróis de nevoeiro e a inclusão dos faróis traseiros em LED. A grelha frontal adota acabamentos em cromado e está disponível uma nova cor para a carroçaria, com o nome ‘Runway Red’. Na variante sedan, também o pára-choques traseiro foi submetido aos trabalhos da marca. As alterações no habitáculo passam pelo novo desenho do volante e apontamentos em cetim-cromado no centro da consola, que se estendem ao tablier. Os clientes poderão escolher o interior em preto, numa combinação entre preto e cinzento ou em couro. As portas e o tablier passam a incorporar luzes ambiente, configuráveis em seis cores, inclusivamente reguláveis de forma individual. Os modos de condução selecionados alteram a cor do sistema de iluminação – verde no modo Eco ou vermelho no modo Sport, por exemplo.

Também o Optima GT-Line e o Optima GT receberam atualizações. Novas lâmpadas de nevoeiro em LED, inclusão de novos formatos das jantes de 18”, as grelhas das entradas de ar reformuladas são algumas das novidades que os visitantes do Salão de Genebra poderão encontrar nos modelos.

O sistema de infoentretenimento passa a ser oferecido nos tamanhos de 7 e de 8”. Ressalva a Kia que o modelo adota ainda o sistema de câmara ‘Around View Monitor’, fornecendo ao condutor uma visão de 360 graus para facilitar as manobras de estacionamento.

Depois de apresentado no Salão de Genebra, o Kia Optima renovado chegará ao mercado europeu durante o terceiro trimestre deste ano. Enquanto não chega o Salão de Genebra e não é apresentado o modelo, desfrute do ensaio da Turbo ao Kia Optima Sportswagon.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.