Leiria está sobre rodas até 24 de setembro

22/09/2017

O evento dedicado aos clássicos volta à cidade banhada pelo Rio Lis, mas este ano vai ter também em destaque as últimas novidades no campo da mobilidade elétrica, com o Instituto Politécnico local a estar presente para explicar as vantagens desta alternativa durante o Leiria sobre Rodas.

Está já a decorrer no Estádio Municial de Leiria o grande evento anual que reune na cidade mais de 400 veículos clássicos, entre automóveis, motas e bicicletas. O Leiria Sobre Rodas será um evento multifacetado, já que inclui área específicas para o desporto (estando prevista uma superespecial com carros que fizeram o rali de Portugal), conferências e uma área comercial de 7000m2 para os interessados em adquirir automobilia ou veículos novos. Além de contar ainda com passeios temáticos, como os destinados aos proprietários de scooters Vespa ou de clássicos, as novas formas de mobilidade também se vão apresentar em força durante esta iniciativa.

Os leirienses que estão interessados em descobrir mais informações sobre a eletrificação do automóvel e potenciais vantagens desta forma de mobilidade vão ter uma oportunidade única para conhecer as mais recentes inovações no campo dos elétricos e híbridos até ao final da semana. Até 24 de setembro, os estudantes e docentes de licenciatura e mestrado do Instituto Politécnico de Leiria vão estar presentes para desmistificar e ajudar a compreender com clareza as tecnologias e componentes do que muitos afirmam ser as motorizações do futuro.

As inovações recentes vão estar acompanhadas de um veículo de emissões 0 clássico, mas além do passado e do presente também haverá espaço para olhar ao futuro, com as investigações que estão a ser realizadas e que devem vir a ser implementadas progressivamente nos modelos de produção. Outro dos atrativos para descobrir esta forma de mobilidade no Leiria sobre Rodas será a presença de um kart elétrico desenvolvido pelo IPLeiria com ativação e gestão de desempenho através do smartphone. O público será convidado a entrar a bordo e experienciar a diferença dos híbridos e elétricos para os “tradicionais” veículos de combustão, podendo tirar dúvidas com os alunos e professores e, quem sabe, render-se também a esta forma de viajar com menor impacto ambiental.