Lexus desvenda crossover de luxo

A Lexus apresentou aquele que é, traduzido à letra, o “protótipo sem limites”. O LF-1 Limitless Concept é um crossover de luxo e é uma antevisão dos futuros modelos deste segmento da marca.

Chegou a hora. No Salão de Detroit, a Lexus desvendou o LF-1 Limitless Concept, um crossover que “introduz um novo género de veículo de luxo” e conjuga inovação tecnológica e a evolução do design da marca japonesa. Sublinha a Lexus que, tal como o nome, as possibilidades de motorização são ilimitadas: o protótipo pode integrar um sistema FCV, com recurso a células de combustível de hidrogénio, dispor de um propulsor híbrido, com ou sem tecnologia plug-in, uma solução a gasolina ou até mesmo 100% elétrica. Esta última opção reforça a ideia da marca em incluir a eletrificação em todos os modelos por volta de 2025.

“Esta é a nossa visão para um novo tipo de veículo de referência que combina as capacidades do crossover sem comprometer o luxo e a performance associadas aos atuais sedans topo de gama”, refere Kevin Hunter, Presidente do Centro de Pesquisa CALTY, o estúdio de design da Toyota em Califórnia que projetou o protótipo.

Entre a espada japonesa e a fluidez do metal líquido

A Lexus descreve a aparência do LF-1 Limitless Concept como a fusão entre a espada japonesa e a fluidez do metal líquido, recriando a suavidade e a fluidez de uma massa que conflui para uma forma esculpida e sólida, formando o design agressivo do protótipo.

As proporções conferem ao Lexus LF-1 Limitless Concept um perfil atlético, sobressaindo as jantes de 22” das cavas das rodas e tejadilho elegante – que inclui o teto panorâmico – e esguio. A icónica grelha frontal ‘spindle’ ganhou uma aparência tridimensional e as óticas assumem um caráter futurista. Esta novidade da Lexus tem 5014mm, uma largura de 1986mm, a altura fixa nos 1605mm e a distância entre eixos é de 2974mm. A performance conhece o pragmatismo. A retaguarda do Lexus LF-1 Limitless Concept incorpora um spoiler intervalado e o que parecem ser ponteiras de escape são na verdade saídas de ar.

“Não há duvidas de que os crossovers de luxo estão a tornar-se numa escolha cada vez mais popular”, considera Jeff Bracken, Gerente Geral da Lexus. “O LF-1 Limitless Concept ilustra o que aconteceria caso a Lexus adicionasse um crossover de referência ao nosso catálogo. É uma realização maravilhosa e estamos ansiosos para ver a resposta dos nossos clientes e vendedores”, revelou o responsável.

Por dentro, o habitáculo é igualmente fascinante. O estúdio CALTY concebeu o protótipo procurando alcançar o máximo conforto para os passageiros – refletindo a filosofia japonesa “Omotenashi”, em que o bem estar é primordial. O cockpit é minimalista, procurando a Lexus substituir os controlos e botões analógicos pelo digital e pelos controlos de voz. Destaca-se o extenso mostrador digital com formas incomuns. O interior inclui acabamentos em cetim da mesma cor em champanhe do exterior, e a luz contribui para tornar o Lexus LF-1 Limitless Concept acolhedor.

A tecnologia também não conhece limites

O LF-1 Limitless Concept é o retrato das inovações tecnológicas a implementar pelo Lexus. Começando pelo modo Chauffeur, a condução autónoma controla a aceleração, a direção, as luzes indicadoras de mudança de direção, o sistema de iluminação e a travagem. Além de tornar as viagens mais cómodas, a segurança é reforçada.

Os controlos estão disponíveis no volante, permitindo uma condução focada na estrada – incluindo patilhas que controlam a aceleração para uma condução desportiva. O sistema de navegação é quadridimensional e adiciona uma nova perspetiva – a de tempo – servindo como um serviço de concierge, prevendo as necessidades do condutor e dos passageiros baseando-se no trânsito e nas condições da estrada. Significa que o sistema poderá sugerir paragens para abastecimento ou para descanso, mostrando restaurantes próximos até mesmo fazendo reservas em hóteis. A informação sobre viagens está disponível no ecrã digital, nos ecrãs de infoentretenimento colocados nas traseiras dos bancos frontais ou via dispositivos wireless.

Mais do que um protótipo, o LF-1 Limitless Concept materializa as visões da Lexus para o futuro. Une o luxo e a tecnologia e é uma aposta num segmento em crescendo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.