Manifesto para o futuro: Citroën 19_19

14/05/2019

Depois do Ami One, o centenário do Double Chévron continua a ser marcado por modelos bastante peculiares. Agora é a vez de apresentar o futuro do conforto automóvel, tema tão importante para a marca francesa, com o Citroën 19_19 Concept

Advanced Confort. Esta é uma das principais apostas da Citroën na atualidade, que tem vindo a introduzir diversas tecnologias para ajudar a tornar mais agradável a vida a bordo das suas viaturas. Agora, que celebra o seu centenário, a marca apresenta o Citroën 19_19 Concept, que visa demonstrar como será a evolução das soluções. A demonstrar isso mesmo, o mote para este modelo é “a viagem em modo de conforto elétrico”.

Seja pelos airbumps ou por outros traços estéticos, os modelos da Citroen tem vindo a pautar-se por um visual bastante diferente da generalidade dos adversários. O 19_19 transporta essa filosofia para o futuro, com o destaque a ser o teto em forma de canópia, imitando os aviões a jato. O objetivo passa por otimizar ao máximo a aerodinâmica, de forma a retirar todo o potencial da motorização elétrica.

Neste protótipo são 800km percorridos entre paragens, graças a uma bateria de 100 kWh. Mas, se tiver mais pressa, os 800Nm e 340kW (455 cv) dos dois motores elétricos garantem um sprint até aos 100 km/h em menos de cinco segundos e uma velocidade máxima de 200 km/h.

O futuro do conforto

O elemento mais interessante do Citroën 19_19 Concept é a evolução da tecnologia dos batentes hidráulicos progressivos. Solução transversal à gama da marca, ela surge aqui para deixar a carroçaria “suspensa”, reduzindo o impacto das irregularidades da estrada.

Isso poderá ficar ainda mais patente quando o 19_19 segue em modo autónomo. Nesses momentos os sistemas do carro serão seguramente menos propensos a distrações que impliquem passagem por buracos e outros obstáculos do que quando os humanos tomarem o volante. Além disso, o sistema de condução autónoma está também pensado para se tornar num verdadeiro assistente pessoal dos passageiros, reconhecendo e antecipando as necessidades individuais de cada pessoa a bordo.

Outros dos destaques do Citroën 19_19 Concept:

Ecrãs nas portas com mensagem de boas vindas;

Jantes de 30”, a envolver pneus desenvolvidos especificamente pela Goodyear

Assinatura visual a englobar o símbolo do Double Chévron

Interior desenvolvido como sala de estar, com sofá e chaise-longue, e que pode ser personalizado para cada ocupante

Vidro dianteiro transformado num enorme head-up display, inspirado nos aviões de combate

Volante retrátil com estilo inspirado nos modelos clássicos da Citroën

Elementos no habitáculo produzidos com uma resina a imitar mármore

“O mais rápido” sistema de comandos vocais do mundo, o ‘deep meaning understanding’, que reconhece 40 línguas

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.