Kia Picanto – Ocupa o primeiro lugar entre os citadinos no Reino Unido. É o modelo da geração que agora foi substituída
Opel Adam – Na Alemanha, é o melhor citadino, segundo o JD Power
Suzuki Alto – Surge em segundo lugar, no Reino Unido, entre os citadinos que merecem maior grau de confiança
Skoda Fabia – Um dos raros casos de unanimidade. Vence entre os carros pequenos, em ambos os mercados
Peugeot 208 – A par do Nissan Juke e do Opel Corsa está em terceiro lugar, no mercado britânico
Renault Clio – A segunda posição no estudo relativo à Alemanha diz muito
VW Up – Entre os citadinos, o up ocupa, no Reino Unido e na Alemanha, o terceiro lugar entre os modelos com menos defeitos
Nissa Juke – No Reino Unido detém o terceiro posto (com o Peugeot 208 e o Opel Corsa) na tabela dos modelos com menos defeitos
Opel Corsa – Juntamente com o Nissan Juke e o Peugeot 208 é, no Reino Unido o terceiro modelo com menos defeitos
Honda Jazz – Na classe dos pequenos MPV, detém, no mercado britânico, o terceiro lugar entre os modelos mais confiáveis
VW Polo – Entre os carros pequenos, surge no segundo posto da “confiança”, no estudo relativo ao Reino Unido
Hyundai i30 – Na Alemanha, é o melhor compacto. Na ano UK ocupa a terceira posição
Nissan Note – Está enquadrado no segmento dos pequenos MPVs, no mercado do Reino Unido. Surge na segunda posição
Skoda Yeti – Os britânicos sempre apreciaram os Skoda. Desta vez é o Yeti a liderar entre os SUV
Hyundai i20 – No mercado alemão, de acordo com o estudo do JD Power, é entre nos carros mais pequenos um dos que apresenta menos defeitos
Mercedes E – No Reino Unido é o modelo de luxo com menos problemas
VW Tiguan – Entre os SUV, é o segundo no Reino Unido e na Alemanha
Ford Mondeo – Entre os carros médios, é o terceiro na Alemanha e no UK, no que toca aos modelos com menos defeitos
Jaguar XF – Esta é uma análise objetiva. Por isso o segundo lugar do Jaguar neste estudo, relativo aos automóveis de luxo, nada tem a ver com o “fator casa”
Kia Sportage – Na Alemanha, a liderança entre os SUV mais confiáveis é um dado a levar em conta… porque bate os da “casa”
Skoda Octavia – Ocupa as segunda e terceira posições, respetivamente no Reino Unido e Alemanha
Opel Insignia – Entre os modelos médios, é o melhor no estudo relativo ao Reino Unido
BMW Série 5. O terceiro lugar do Série 5 entre os modelos de luxo é a única boa notícia para a BMW
Skoda Superb – Vê-lo bater o Mercedes C na Alemanha é, no mínimo, surpreendente
Opel Mokka – Consegue o terceiro lugar no que diz respeito aos menos com menos defeitos
O instituto JD Power realiza todos os anos um estudo sobre o grau de confiança que as marcas merecem, baseado no número de defeitos detetados nos diferentes modelos. Saiba em quem pode confiar.
Depois de lhe termos revelado os resultados dos estudos de fiabilidade realizados pela empresa alemã Dekra, vale a pena olhar agora para avaliações semelhantes feitas por um dos mais prestigiados institutos mundiais: o JD Power cuja reputação é reconhecida em toda a parte por consumidores e pela indústria.
É importante ter em conta que para a mesma metodologia os resultados são substancialmente diferentes em dois dos principais mercados europeus: a Alemanha e o Reino Unido, mas, ainda assim, há conclusões que podem ser retiradas. De notar, também, que este estudo, que visa avaliar a “confiabilidade” de cada marca, determina o número de problemas detetados por cada cem veículos.
Olhando para os resultados referentes aos dois países vemos que a média (Industry Average) não é muito diferente: 127 problemas por 100 veículos, na Alemanha e 113 no Reuno Unido. Comum é, também, o mau posicionamento das marcas Audi e BMW, em ambos os mercados, enquanto a Mercedes aparece bem posicionada na Alemanha (claramente melhor do que a média da indústria), enquanto no Reino Unido afunda-se na tabela, tal como as duas rivais alemãs. A chamada de atenção para o desempenho dos construtores premium parece-nos ser mais do que justificada mas naturalmente que não são apenas estes a merecer nota negativa por parte dos consumidores (Citroen e Mini, em ambos os mercados são também duramente penalizadas).
Pela positiva destacam-se, em ambos os países, a Peugeot e a Skoda, com a marca checa a liderar no Reino Unido e a alcançar o terceiro posto na Alemanha, onde a marca favorita é a Mitsubishi. Kia, Opel, Volkswagen, Seat, Nissan, Toyota e Mazda têm em comum a apreciação claramente positiva nos dois mercados, enquanto a Suzuki consegue tem um bom desempenho no estudo britânico, para na Alemanha surgir abaixo da média da indústria.
As duas tabelas que apresentamos dão conta do número de problemas por 100 automóveis, nos dois países analisados.
Quanto aos modelos que, afinal, suportam as classificações dos diferentes construtores e que, por isso, podem merecer a sua confiança, fique a conhecê-los na galeria de imagem que apresentamos
Confiança por Marca no Reino Unido
Confiança por Marca na Alemanha
Estudo realizado pelo JD Power relativo a 2016. Refere-se ao número de problemas por 100 carros.
Júlio Santos/Turbo
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.