Nos últimos anos temos assistido a um enorme aumento da quantidade e do tamanho dos ecrãs táteis nos automóveis. Mas agora há quem esteja a fazer marcha-atrás e a optar por soluções alternativas que reduzam as distrações. Depois da Renault ter retirado os controlos de climatização dos ecrãs no novo Clio (que a Turbo já testou), para facilitar a sua utilização, a Mazda vai ainda mais longe e elimina os ecrãs táteis no novo Mazda3.
O modelo, que surgirá no outono já com o novo motor SkyActiv-X que combina características dos gasolina e dos Diesel, deverá continuar a ter um ecrã no topo do tablier. A diferença, assegura a Motor Authority, é que opta antes por controlos no volante e na consola central para operar este painel de informações, o que trará duas grandes vantagens. A primeira é evitar distrações a navegar pelos menus, a que se junta o facto do condutor passar menos tempo com as mãos fora do volante.
Um responsável da Mazda North America, Matthew Valbuena, explicou esta opção. Elediz que “nas nossas pesquisas, percebemos que o condutor faz força no volante quando vai tocar no ecrã, saindo da sua trajetória”. Além disso, recorda que “quando vamos tocar no ecrã temos de estar a olhar para ele… por isso estamos confortáveis ao retirar a funcionalidade dos ecrãs táteis”.