Mazda revela segredos do motor revolucionário SkyActiv-X
06/06/2019
O SkyActiv-X chega com os Mazda 3 Sedan e Hatchback no próximo outono. Tem uma potência de 180 cv (6000 rpm) e binário de 224 Nm (3000 rpm).
Será um bloco de quatro cilindros e dois litros, disponível com caixas automáticas e manuais de seis velocidades e, no dois volumes, o sistema de tração Mazda i-Activ.
Um dos maiores segredos está na tecnologia de ignição por compressão dos diesel aplicada a motores a gasolina, designada SPCCI – Spark Plug Controlled Compression Ignition.
Ela combina essa forma de “acender” a mistura ar-combustível com o habitual recurso à faísca nos gasolina.
A grande evolução prometida é a combinação da resposta pronta dos gasolina mas com a eficiência dos Diesel.
Outro dos segredos está no sistema Mild Hybrid de 24 volts, que recupera energia da desaceleração para alimentar um motor elétrico auxiliar.
Os consumos ficam assim situados, com o novo ciclo WLTP, nos 5,4 l/100km para o sedan e nos 5,5 l/100km para o hatchback.
A marca chegou a anunciar, durante a fase de desenvolvimento, que este motor poderia igualar as emissões de CO2 de um veículo elétrico ao longo de toda a vida útil (desde a produção ao desmantelamento).
Uma das grandes diferenças entre os blocos a gasolina e os Diesel está na ignição da mistura. Mas a Mazda, que tem apostado em diversas frentes para otimizar os motores térmicos, acaba de desmistificar uma das suas grandes evoluções. Falamos do motor SkyActiv-X, que vem com a promessa de ser um gasolina com consumos e a mesma solução para a ignição dos Diesel.
A chegada ao mercado deste revolucionário motor de dois litros está marcada para o próximo outono. A estreia fica a cargo do Mazda 3, que pode equipar o SkyActiv-X nas versões hatchback e sedan, tanto com caixas manuais como automáticas.
Os consumos anunciados começam, com o novo ciclo WLTP, nos 5,4 l/100km, a que equivalem emissões de 122g/km de CO2. Para saber os segredos do novo SkyActiv-X, veja a galeria de fotos deste artigo…
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