Mercedes pode estar envolvida no Dieselgate

13/08/2019

Em causa está um software utilizado para ‘disfarçar’ emissões. A marca alemã arrisca-se a pagar multa de 112 mil milhões de euros

Depois do escândalo que abalou as fundações do Grupo Volkswagen, será que estamos à beira de um Dieselgate 2.0? De acordo com o jornal alemão ‘Der Spiegel’, a Daimler enfrenta uma multa de 112 mil milhões de euros. De acordo com esta fonte, foram encontrados dispositivos, nos motores dos Mercedes Classe C e Classe E, destinados à ‘camuflagem’ dos valores reais de emissões. A Autoridade Alemã do Automóvel (KBA) pondera atribuir uma coima de 5000 mil euros por cada um destes veículos. Para além desta medida, a KBA exige o ‘recall’ de mais de 28.000 destes automóveis.

Um procurador da KBA revelou que esta investigação ainda decorre e que só deverá estar concluída no final do ano. Para já, a Daimler absteve-se de tecer qualquer comentário às acusações feitas pelo Gabinete do Procurador de Estugarda.

O grupo germânico tem estado debaixo de fogo, no que diz respeito a emissões. Desde Maio de 2017, que a Agência Americana do Ambiente pediu justificações à construtora alemã, relativamente às emissões de alguns dos seus Diesel.