Após ter anunciado uma eletrizante novidade para o Salão de Frankfurt, com o Eletric Concept vocacionado para os que procuram uma condução sem emissões poluentes, a Mini mostra agora uma novidade no outro extremo da balança. Para aqueles que mandam as preocupações ambientais “dar uma volta”, aqui fica um modelo que promete injetar doses abismais de gasolina no motor e de fazer entrar em combustão até o mais calmo dos condutores. Trata-se do novo Mini JCW GP Concept, um protótipo de inspiração desportiva e que além de incorporar diversos elementos do mundo da competição também demonstra a utilização de novos métodos de produção como a impressão e a costura 3D.
No estilo deste protótipo ‘harcore’ destacam-se desde logo os apêndices aerodinâmicos, com destaque para os defletores dianteiros, as saias laterais, o grande spoiler no prolongamento do teto e o novo para-choques onde a dupla saída de escape ao centro testemunha o caráter John Cooper Works. Além destas adições habituais no campo dos modelos de performance, destacam-se ainda as pouco usuais lâminas para cortar o vento que foram colocadas sobre as cavas das rodas. A introdução de diversos elementos em fibra de carbono é também outra forma de demonstrar a vocação desportiva do modelo, que ostenta em tons vermelhos um grande ‘Mini’ na traseira e a indicação ‘GP’ em tons laranja nas jantes de 19’’. No exterior destaque ainda para o reforçar do estilo ‘british’ do concept, através da presença do design da Union Jack (bandeira do Reino Unido) nas óticas traseiras, enquanto na dianteira a personalidade ‘racing’ é enfatizada por uma faixa decorativa na mesma cor.
A bordo do Mini JCW GP Concept os dois ocupantes vão sentir-se como num verdadeiro carro de corridas. Para tal contribuem elementos oriundos da competição, como a roll cage, o sistema de extinção de incêndios ou os cintos de segurança de cinco pontos para que o “piloto” fique bem preso à bacquet colocada em posição baixa. Para esta atmosfera contribui ainda o facto das passagens da caixa automática serem feitas com patilhas no volante e o facto de ser possível alterar especificações de elementos como a suspensão através do grande ecrã ao centro. Numa atmosfera despida quase na totalidade de botões, destaque ainda para o painel de instrumentos digital que tem ainda a ajuda de um head-up display, garantindo que o condutor está sempre com os olhos na pista em que cada estrada se transforma.
De momento ainda não foram revelados dados sobre o motor deste protótipo, mas as recordações sobre o JCW GP de 2012 servem para aumentar ainda mais a expetativa para uma futura versão de produção. Este modelo extraiu um total de 211CV do motor 1.6 Turbo, acima dos registos do John Cooper Works de então, o que permitia um sprint até aos 100km/h em 6,3 segundos e uma velocidade máxima de 240km/h. Alvo de uma produção limitada a somente 2000 exemplares, mostrou os seus atributos ao cumprir Nurburgring num tempo de 8:23. Tendo em conta que a atual versão mais desportiva do hatchback britânico alcança já os 231CV, tudo indica que um JCW GP de produção será ainda mais potente, passando para novos patamares as capacidades do Mini e elevando ainda mais as batidas cardíacas dos condutores…
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