Mitsubishi comemora 100 anos

A Revista Turbo está no Japão para acompanhar o Salão de Tóquio, e antes da inauguração do certame fomos participar na celebração do centenário da Mitsubishi… onde encontrámos “velhos”conhecidos.

Com a pompa e circunstância que só os japoneses conseguem aplicar em certos eventos, estivemos na “Mitsubishi Guest House”, em Tóquio, uma espécie de berço da Mitsubishi, onde a marca está a comemorar um século de presença… no sector automóvel. Porque as verdadeiras raízes da marca japonesa agora absorvida pela Aliança Renault-Nissan remontam a 1870, quando o fundador Yataro Iwasaki abriu a sua empresa de transportes marítimos com três velhos barcos.

Mas agora que ninguém da Mitsubishi nos ouve, isso já não interessa nada. O que interessa é que foi em 1917 que a companhia iniciou a produção do Model A. E em boa hora o fez, pois caso contrário nunca teriam existido nem este Pajero com que Hiroshi Masuaka ganhou o Dakar à geral em 2002, nem este ainda mais marcante exemplar do Lancer Evolution VI que participou no mundial de ralis de 2001. Recorde-se que a marca ganhou o mundial de construtores em 1998 e Tommi Makinen venceu o mundial de pilotos para a Mitsubishi por quatro vezes seguidas, entre 1996 e 1999.

O quarto modelo exposto era o Outlander PHEV, o carro que melhor ilustra a orientação vanguardista da marca no que diz respeito às tecnologias alternativas. A Mitsubishi lançou em 2013 o primeiro Outlander PHEV, que foi também o primeiro SUV híbrido plug-in (de carregar na tomada). Nele se concentram tecnologias estreadas pelo elétrico puro i-MiEV, o sistema de tração integral S-AWC desenvolvido pelo Lancer Evolution e o “know-how” recolhido pela marca com o Pajero na área das aptidões para todo-o-terreno.

A Mitsubishi atravessa agora uma fase de total reinvenção dos seus podutos e da sua orientação, com novos investimentos na área da investigação e desenvolvimento mas também com novas ferramentas tecnológicas decorrentes das partilhas e economias de escala agora ao seu dispor através da nova aliança.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.