Mitsubishi e-Evolution Concept: Salto rumo ao futuro

25/10/2017

A marca nipónica escolhe um dos seus nomes mais sonantes, Evolution, para mostrar as intenções estilísticas e tecnológicas que tem para o futuro. Por esses motivos, o Mitsubishi e-Evolution Concept é um dos mais importantes modelos do Salão de Tóquio

A Mitsubishi tem no Salão de Tóquio o primeiro grande evento desde que apresentou o seu novo plano estratégico até 2022, que inclui o lançamento de seis novos modelos. No maior salão do seu país natal, a marca dos três diamantes vem reforçar os três pilares desta estratégia, com a combinação entre as carroçarias SUV e Crossover, a tecnologia de tração integral e os sistemas de eletrificação das motorizações que tem vindo a desenvolver. Tudo isto surge embutido na maior novidade do fabricante nipónico para o certame, o Mitsubishi e-Evolution Concept que nos traz de volta, numa versão de menor impacto ambiental, o nome de um dos modelos mais famosos de sempre da marca.

Mostrando uma nova direção com reforço da aposta nos veículos elétricos e nos SUVS, o Mitsubishi e-Evolution Concept vai também anunciar a forma como a insígnia japonesa pretende integrar a mobilidade conetada dos clientes. Isso surge através de novas soluções de inteligência artificial, para dar novas possibilidades aos ocupantes de utilizarem o carro como uma extensão de todos os aspetos da sua vida.

Reforçando o pedigree que a tornou numa inovadora entre os SUVS, este protótipo é também fulcral nos planos de eletrificação das motorizações, onde a Mitsubishi foi uma das pioneiras com os seus híbridos e atingindo um novo patamar neste campo com um protótipo 100% elétrico. Essa situação é enfatizada pelo visual onde surge a nova filosofia de design “Robust and Ingenious”, um estudo conceptual que enfatiza a robustez e funcionalidade dos modelos em veículos sem emissões poluentes.


A Turbo na celebração dos 100 anos da Mitsubishi


E de que forma pretende expressar a Mistubishi a robustez e capacidades de tração integral, que pretende garantir agilidade em todos os terrenos, no campo da mobilidade elétrica? Isso começa desde logo com o visual da dianteira, em que a grelha central está coberta por um revestimento em vidro que protege o símbolo dos três diamantes, as camaras e sensores, e onde surge um friso azul a mostrar o cariz ecológico. A ladear estes elementos, temos grandes entradas de ar abaixo de óticas estilizadas, que servem para canalizar o ar para as pinças elétricas do sistema de travagem.

O dinamismo da imagem é reforçado a partir do capot pelas formas inclinadas do vidro dianteiro, que dá o mote para o visual das laterais, pois as suas linhas prolongam-se para o teto. Destaque ainda para a colocação das rodas bastante próximas das extremidades, algo apenas possível pelo “advento da propulsão elétrica”, para a grande distância ao solo e ainda para as rodas “musculadas” que comunicam o poder do sistema de tração integral. Na imagem exterior o último destaque vai para as lâminas inspiradas nos aviões que surgem no Pilar C, por onde o ar é canalizado pelo interior da carroçaria para as extremidades do para-choques, com benefícios da aerodinâmica.

O cockpit do Mitsubishi e-Evolution Concept mostra-nos uma atmosfera futurista, com um painel de instrumentos flutuante e acima deste uma grande superfície de projeção de informações no tablier. A ideia passa neste campo por trazer para os modelos a desenvolver a mesma orientação estilística dos habitáculos atuais da Mitsubishi. Surgem ainda, nas extremidades do tablier, mais dois ecrãs que nos oferecem as imagens captadas pelas câmaras que substituem os retrovisores. O último destaque que a marca faz ao Mitsubishi e-Evolution Concept vai para as grandes superfícies de vidro do modelo, garantindo uma visão praticamente a 360º que procura replicar o que acontece com os aviões a jato.

Nuno Fatela

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.