A capacidade de estabelecer com toda a naturalidade e nas mais diversas funções um diálogo entre homem e máquina vai ser um dos trunfos do novo crossover elétrico da Mitsubishi, que traz de volta a mítica designação Evolution.
O Salão de Tóquio é um evento especial para os fabricantes nipónicos, que aproveitam o facto de estar em solo nacional para revelar inúmeras novidades e arrebatar o público. Este ano a Mitsubishi promete estar em destaque no evento com o e-Volution concept, um crossover elétrico de altas prestações cujo nome evoca imediatamente o inesquecível Evolution. O objetivo é, dada a alteração do paradigma da indústria automóvel com a eletrificação, mostrar a experiência e know-how da marca dos três diamantes tanto nos veículos elétricos como nos sistemas de tração integral. Mas neste Mitsubishi e-Volution concept encontramos ainda um novo elemento na equação, que passa pelo apoio dos sistemas de inteligência artificial com comandos vocais.
O objetivo do fabricante que integra o grupo automóvel que mais carros vendeu em todo o mundo ao longo de 2017 passa por oferecer um modelo de performances superiores, seguro e eficaz em todas as superfícies e condições climatéricas. Para tal a Mitsubushi opta por baterias de alto rendimento para alimentar um “sistema 4WD que utiliza um motor para as rodas dianteiras enquanto o sistema Dual Motor AYC liga os dois motores traseiros”. Isto significa que existem na retaguarda dois propulsores elétricos e um sistema de vectorização de binário Active Yaw Control para garantir máxima aderência e eficácia em todos os momentos de condução.
A estas potencialidades das motorizações elétricas o e-Volution concept adiciona o lado prático e intuitivo da inteligência artificial com comandos vocais. O objetivo é “amplificar as capacidades do condutor” não apenas ao ler a estrada e monitorizando o automobilista mas também através de uma função especial designada ‘coaching’. Pretendendo otimizar a experiência de viagem, o Mitsubishi e-Volution eleva a interação homem-máquina, permitindo vários níveis de linguagem para uma conversa mais natural, reconhece as vozes para mais individualização das preferências e permite executar diversas funções do carro com apenas uma frase (iluminação, climatização, etc). Além disso, a ligação à rede garante não apenas saber as condições de tráfego mas também partilhar as vistas obtidas pelas câmaras do carro diretamente para os dispositivos móveis dos ocupantes.