Está publicada no youtube uma obra que serve para exemplificar, novamente, como existem mesmo artistas em todas as formas de expressão. Falamos de Marc W Zak, que foi o autor de um motor BMW em cartão, recriando o bloco de quatro cilindros M10 que, entre 1962 e 1988, equipou modelos históricos como os Neue Klasse 1500, 1600 e 2002, e as duas gerações originais do Série 3.
Uma tarefa bem difícil mas que, como mostra o vídeo, foi coroada de sucesso, este propulsor está totalmente funcional a seco. E esperemos que assim se mantenha, pois colocar gasolina e fazer a combustão deste motor BMW em cartão provavelmente não seria boa ideia…
Vale a pena apreciar a minúcia do autor, que recorreu a três espessuras diferentes do material, que vão desde o cartão mais grosso para o bloco até outro muito mais maleável que se vislumbra nos muitos e intrincados pormenores.
Ao ponto de não se limitar a replicar todos os componentes mas ter mesmo colocado as faixas e o nome da marca bávara no topo! Se quiser tentar repetir os passos e construir para si outro exemplar à escala real deste motor BMW em cartão, deixamos aqui o aviso de que se vai meter numa longa aventura. Isso é comprovado pelo facto de Marc W Zak recordar que demorou cerca de um ano a completar este modelo único…