Motor BMW em cartão é uma verdadeira obra de arte

26/05/2018

E o mais incrível é que, pelo menos a seco, ele mostra-se capaz de trabalhar. Se quiser tentar repetir esta incrível criação, basta seguir as instruções para construir você mesmo um motor BMW em cartão…

Está publicada no youtube uma obra que serve para exemplificar, novamente, como existem mesmo artistas em todas as formas de expressão. Falamos de Marc W Zak, que foi o autor de um motor BMW em cartão, recriando o bloco de quatro cilindros M10 que, entre 1962 e 1988, equipou modelos históricos como os Neue Klasse 1500, 1600 e 2002, e as duas gerações originais do Série 3.

Uma tarefa bem difícil mas que, como mostra o vídeo, foi coroada de sucesso, este propulsor está totalmente funcional a seco. E esperemos que assim se mantenha, pois colocar gasolina e fazer a combustão deste motor BMW em cartão provavelmente não seria boa ideia…

Vale a pena apreciar a minúcia do autor, que recorreu a três espessuras diferentes do material, que vão desde o cartão mais grosso para o bloco até outro muito mais maleável que se vislumbra nos muitos e intrincados pormenores.

Ao ponto de não se limitar a replicar todos os componentes mas ter mesmo colocado as faixas e o nome da marca bávara no topo! Se quiser tentar repetir os passos e construir para si outro exemplar à escala real deste motor BMW em cartão, deixamos aqui o aviso de que se vai meter numa longa aventura. Isso é comprovado pelo facto de Marc W Zak recordar que demorou cerca de um ano a completar este modelo único…