Nissan permite a fusão Renault-Fiat, avança o Nikkei

30/05/2019

Parte interessada neste acordo entre italianos e franceses, surgem informações que a Nissan não se opõe a esta fusão entre os Grupos Renault e Fiat-Chrysler

Como é habitual, os responsáveis da Nissan, Renault e Mitsubishi reuniram-se esta semana para uma reunião. Mas desta vez o tema principal da conversa entre os membros da ‘Aliança’ foi diferente, já que a proposta de fusão feita pela Fiat-Chrysler ao fabricante francês esteve no centro da discussão. E, segundo fontes citadas pelo jornal japonês Nikkei e referidas pela Automotive News, a Nissan terá dado o seu aval ao negócio. Esta aprovação é extremamente importante, já que a Nissan, mesmo não tendo direito de veto, é o maior acionista da marca francesa, com 15% do capital (em sentido oposto, a Renault detém 43% do fabricante nipónico).

Para esta alegada aprovação, apesar das fontes dentro da Nissan afirmarem que é preciso continuar as negociações, existem duas questões que devem ter tido papel importante. A primeira é o facto da Fiat-Chrysler, quando fez a proposta, ter garantido que as marcas da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi conseguiriam uma poupança de mil milhões de dólares com esta fusão. Além disso, a Automotive News avança que o fabricante gaulês terá feito força junto dos seus parceiros nipónicos para que aceitem este negócio, considerando também que eles também podem beneficiar com a fusão.

Veja aqui as principais informações sobre a proposta de fusão da FCA à Renault

Fonte: Automotive News (1 e 2)