Nos 50 anos de Woodstock, VW cria Pão de Forma elétrica

08/07/2019

Falta um mês para que se assinale meio século do maior festival de contracultura de sempre. Agora, o mais icónico carro dos hippies é transportado para o século XXI com este VW Type 20 Concept.

Se há carro associado ao movimento hippie, que ganhou fama e seguidores em todo o mundo após o Festival de Woodtsock, ele é seguramente a carrinha Pão de Forma. Este ano assinalam-se 50 anos do Festival que chamou milhares de jovens ao Estado de Nova Iorque, e a famosa VW Type 2 veste-se a rigor para a celebração, sendo trazida para a modernidade através deste concept VW Type 20.

Apesar da marca não fazer qualquer referência ao festival de contracultura na apresentação deste projeto, é impossível não recordar as míticas carrinhas usadas pelo movimento. Aliás, a marca até recuperou agora a original ‘Pão de Forma’ do Festival, para que regresse ao local da festa meio século depois. Mas no caso deste VW Type 20 concept, o fascínio está na forma como o estilo retro é combinado com as mais recentes inovações.

O trabalho tem assinatura do Eletronics Research Laboratory que a marca tem na Califórnia, o maior centro de investigação da VW fora da Alemanha. E o principal destaque vai para a mudança dos antigos e fumarentos motores de combustão do VW Type 2 para uma ecológica motorização elétrica. Que, neste caso, é composta por uma bateria de 10 kWh e um motor com 120cv que não origina qualquer poluição.

Mas as novidades não se ficam por aqui. Basta olhar para quatro locais e perceber isso: jantes, retrovisores, bancos e volante. Todos eles foram criados com um material orgânico e moldados com recurso à impressão 3D, pensados para garantir a máxima resistência com a menor espessura possível.

O Eletronics Research Lab ofereceu a esta Pão de Forma elétrica outras inovações, como a identificação biométrica do condutor, para personalizar a experiência de condução. Além disso, a bordo somos acompanhados por um assistente pessoal que podemos chamar através de comandos vocais, e ainda ficar maravilhados com os grafismos 3D que surgem integrados, sem necessidade de qualquer tipo de óculos especiais, no ecrã do infotainment.

Um último destaque vai para a suspensão pneumática que altera a distância ao solo, que foi desenvolvida pela Porsche. A marca diz que isso serve para facilitar a entrada no carro. Mas é fácil imaginar outras vantagens, como ao aventurar-se nos terrenos off-road e lamacentos onde decorreu o famoso Festival de Woodstock…

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.