Nível 3 de Condução Autónoma - Combina o cruise control com a travagem autónoma e a análise do ambiente envolvente. Concedendo depois a primazia das funções do carro a um "cérebro digital", já é possível seguir sem qualquer intervenção humana. Mas o condutor deve estar sempre preparado para retomar o controlo.
O Audi A8 fez em 2017 a estreia do sistema, e existem modelos, como o Caddilac CT6, que vão implementar soluções como câmaras no volante para habilitar esta tecnologia. Estes dispositivos servem para monitorizar a atenção do condutor, evitando que este, por adormecer ou estar distraído, não consiga assumir novamente a função de guiar. Se ele não reagir, o veículo procura sozinho um local seguro para parar.
Manobras Evasivas - O Volvo XC60 e o Lexus LS já contemplam esta forma de evitar acidentes.
O veículo intervém sozinho sobre a direção, acelerador e travão do carro para se desviar de obstáculos.
Funções mais evoluídas de conforto - Além das já conhecidas massagens, cada vez mais os carros vão recorrer a outras soluções para o relaxamento dos passageiros. A ideia é fazer do carro um Spa sobre rodas
Além da iluminação ambiente, o Energizing Comfort do Mercedes Classe S já emite até fragrâncias para o interior da viatura. Outro modelo de luxo, o Audi A8, faz massagens aos pés... Enfim, o futuro promete ser bem mais agradável!
Streaming - O advento da chegada das ligações ao exterior vão permitir, cada vez mais, seguir ao vivo os programas de TV preferidos e até alugar filmes ou séries.
O Lincoln Navigator, nos Estados Unidos, é um modelo que já tem esta capacidade, Mas apenas para os ecrãs dos passageiros dos bancos traseiros. Afinal, ninguém quer no futuro um condutor distraído a analisar as decisões do video árbitro.
Realidade Aumentada - A utilização do smartphone para facilitar a vida a bordo será cada vez mais potenciada.
Os novos Genesis, por exemplo, já contam com um guia que inclui mais de 100 vídeos e 25 imagens 3D, nas quais basta apontar para os comandos do carro de forma a saber o que cada um deles faz.
Estacionamento mais fácil - "Jarbas, vai procurar um lugar sozinho". No futuro, o carro será cada vez mais capaz de o deixar no sítio pretendido e ir depois procurar um lugar para parar sem ninguém no interior.
O pagamento dos locais de estacionamento é um dos principais desafios a nivel internacional (em Portugal não tanto, dada a possibilidade de utilizar a Via Verde), e a BMW é uma das marcas que estuda soluções. No próximo ano contará já com uma solução para estacionamento pré.pago em 250 cidades dos Estados Unidos e Canadá.
Câmara de Monitorização de lugares traseiros - Uma das soluções é o Honda Cabin Watch, que está pensado para que os pais possam, por exemplo, supervisionar o comportamento dos filhos durante as deslocações.
Também importante é a solução da Hyundai (embora apenas com sensor), que garante que os filhos não ficam esquecidos na viatura. Através de várias formas de alerta evita esta situação potencialmente fatal.
Modo Silêncio - Enquanto os veículos elétricos não dominam o mundo com o seu silêncio, é preciso assegurar a boa convivência entre pessoas.
Para evitar chatices ao acelerar com o seu Ford Mustang pela manhã, acordando toda a vizinhança, existe agora um modo que reduz o som emitido. Também importante é a possibilidade inversa, especialmente em modelos desportivos, de fazer ecoar um som mais potente para inspirar o condutor.
Som de alta qualidade - Um dos objetivos de marcas como a Audi tem sido garantir que o carro se torna numa verdadeira sala de concertos, através dos sistemas audio 3D.
Interessante é também a solução da Hyundai para o Elantra, e da Kia para o Stinger, que utilizam um sistema que restaura sinais audio perdidos durante a transmissão, garantindo uma reprodução de maior qualidade.
Bluetooth instantâneo - O sistema Near Field Communication, que a Honda está a implementar, é um exemplo destas soluções.
Assim acabam-se as dificuldades de muitos condutores para o emparelhamento dos smartphones, algo que cada vez mais oferece múltiplas vantagens.
Conforto, conetividade e condução autónoma estão na primeira linha das inovações que vão ganhar maior expressão em 2018.
A evolução do automóvel um ciclo contínuo que progressivamente vai tornando mais fácil, segura e confortável (por vezes também, felizmente, mais entusiasmante) a vida dos condutores. Como tal, existem sempre novidades que são introduzidas pelas marcas, muitas delas acabando por se tornar com o passar do tempo transversais a toda a indústria. Agora, “pegando na bola de cristal” apresentamos algumas das mais inovadoras tecnologias em expansão para 2018.