Estão prestes a dar entrada na oferta da Renault para Portugal dois novos motores, um gasolina e um Diesel, que se destacam pela superior eficiência nos consumos e nas emissões. Destinados aos modelos Talisman (Berlina e Sports Tourer) e Espace, estes topos de gama recebem assim a chegada dos blocos TCe 225 e Blue dCi 200, ambos conetados a transmissões automáticas EDC. A Renault, que explicou as principais tecnologias introduzidas nestes dois motores, anunciou que eles estão preparados para cumprir as mais recentes normas antipoluição europeias.
Gasolina: TCe 225 EDC
Equipado com os novos filtros de partículas, é apresentado como o “ex-líbris da estratégia do Grupo Renault para os motores a gasolina”. Trata-se de um quatro cilindros com 1,8 litros de capacidade, de injeção direta, que debita 225cv e 300Nm. Além disso, trata-se de um motor que pode surgir com potências entre os referidos 225cv e os 300cv e que, além de estar confirmado para os Talisman e Espace, surge também nos Mégane RS, Mégane RS Trophy e Alpine A110.
Blue dCi 200 EDC
Trata-se de um motor com o sistema SCR (redução catalítica seletiva) que recorre a um depósito de Adblue. Este, quando totalmente abastecido, permite cumprir até 7000km. Mas existem outras inovações para garantir menor impacto ambiental e consumos inferiores: refrigerador de ar comprimido, para melhor regulação da temperatura dos gases da admissão; turbo de geometria variável, que alcança maior eficácia nos diversos regimes do motor; injetores de oito orifícios e mais pressão, atingindo os 2500 Bar; revestimento DLC (Diamond Like Carbon) para os balanceiros, o que reduz o atrito com as válvulas, e nas cavilhas dos pistões.