Nele, os colecionadores vão poder arrematar alguns dos modelos mais emblemáticos algumas vez saídos das hostes do ‘Cavallino Rampante’. O 333 SP que usava o motor do F50 é um deles.
Um de 40 fabricados, o 333 SP em causa foi construído em 1994 e representou o regresso da Ferrari ao mundo dos sport-protótipos, afastada da modalidade desde a década de 1970. Criado especificamente para participar no IMSA World Sports Car norte-americano com o apoio de Michelotto e Dallar, o 333 SP era na verdade um F1 coberto, com soluções criadas na Fórmula 1.
Leia também: Só existem seis destes Ferrari e um está à venda!
O chassis-monocoque em fibra de carbono, o fundo plano e as suspensões são três exemplos desta transferência da tecnologia.
Já o V12 de 4.0 litros atmosférico provinha do icónico F50, embora limitado em tamanho, por força do regulamento (o original tinha 4.700 cm3). Mas isso não impediu o seu enorme sucesso desportivo: em 1994, o Ferrari 333 SP conquistou cinco entre sete triunfos possíveis. Venceu o título de pilotos e construtores no ano seguinte em 1995, e pode ainda orgulhar-se da vitória nas 24 Horas de Daytona de 1998.Curiosamente, o ‘chassis número 6’ agora à venda nunca chegou a ser utilizado em competição, tendo passado pelas mãos de quatro donos ao longo dos seus 23 anos de vida. No ano passado, regressou às oficinas da Michelotto, onde foi submetido a um processo de restauro integral e recebeu o certificado de originalidade da Ferrari.
Leia também: Excêntrico: veja o que este adolescente fez ao seu Ferrari!
Além deste Ferrari 333 SP, a RM Sotheby’s irá leiloar outros 34 modelos Ferrari, entre os quais um Ferrari 250 GT LWB California Spider, um Ferrari 288 GTO de 1985 com apenas 729 km e um F40 de 1989.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.