Mercedes G550 4x4(2) - Basta dizer que colocar qualquer bagagem a bordo é um desafio para quem não seja muito alto. Além de uma distância ao solo de 44cm, exige claramente um escadote se quiser transportar algo no teto, pois é preciso chegar aos 2,24 metros de altura. E nem vale a pena falar do G63 6x6…
Commuter Ford F650 – Mais ou menos o mesmo problema do Classe G acima referido, mas na modalidade pick-up. A este inacessibilidade junta ainda outro ponto negativo, pois é menos potente e muito mais pesado. Para chegar aos 96km/h, são “apenas 17,6 segundos.
BMW X6M – É considerado espaçoso, mas somente quando comparado com modelos de igual potência como os desportivos puros. Enquanto SUV tem fraquezas em características elementares, como o espaço nos lugares traseiros e a capacidade da mala. A combinação entre jantes enormes e pneus de baixo perfil também não o beneficia…
Mercedes GLA45 AMG – O seu principal problema do GLA45 AMG é o facto de existir um… A45 AMG. Quem deseja um verdadeiro desportivo compacto olha para a versão mais extrema do Classe A, pois normalmente não se escolhe um SUV para poder acelerar com todo o fulgor.
Chevrolet Camaro – Se ainda não teve oportunidade de reparar, olhe bem para o tamanho das janelas deste muscle car? Uma verdadeira pista para a escassez de áreas que vai encontrar no seu interior.
Aston Martin Valkyrie – Passando para os desportivos, este futuro Aston Martin tem “tudo aquilo a que tem direito”. Isto claro, se considerar que tudo aquilo a que tem direito a bordo é o mínimo possível. É o foco no condutor levado ao extremo.
Spyker C8 Preliator – Existem duas razões que ajudam a colocar este bólide na lista. O primeiro é que apesar de muito peculiar, a grande barra transversal para a caixa sequencial não deve dar muito jeito. Além disso, é claramente preciso um manual e uma memória de elefante para decorar tantos botões.
Alfa Romeo 4C – É estupendo, tem um visual fantástico, mas não é o mais prático dos carros. Duro, quase sem bagageira e com o ruído a fazer-se ouvir em nota máxima. O que poderia nem ser um grande problema se o maior adversário não fosse o Porsche 718 Boxster
Morgan 3-Wheeler – Já tivemos oportunidade de o testar na Turbo e adorámos. Mas não é um carro para se andar todos os dias, apenas um luxo “marciano” que promete sensações únicas. Vale a pena experimentar, mas não é um carro para se guiar diariamente…
BAC Mono – Para o parte final desta galeria guardámos alguns modelos que foram desenvolvidos apenas com uma ideia em mente: Track Day. Servem para ir às pistas durante o fim-de-semana e pouco mais. O BAC Mono é dos mais emblemáticos
Ariel Atom – Nem um átomo a mais do que o estritamente necessário para se fazer um carro. A própria carroçaria mostra isso mesmo. Além disso, dá um sentido literal à expressão “levar a bagagem ao colo”.
Donkervoort D8 GTO-RS – Ao motor fornecido pela Audi junta elementos pouco ortodoxos, como a chave mesmo em frente da alavanca da caixa de velocidades e a manete dos limpa para-brisas mais minimalista da história
Caterham Seven – Depois dos três modelos acima referidos, pouco fica por dizer, mas este é mais um exemplo de máquinas para quem procura apenas divertir-se nos circuitos. E tem a vantagem de estar disponível em diversos níveis de potência
KTM X-Bow – Também a marca austríaca, mais conhecida pelos veículos de duas rodas, criou um “brinquedo” para os circuitos, onde este X-Bow é uma seta sempre apontada à curva seguinte.
Vuhl 05 – Uma verdadeira “fiesta” este modelo criado pelos mexicanos Echeveria. Junta a um monocoque extremamente leve um motor Ecoboost fornecido pela Ford para grandes momentos de diversão
Tramontana – Se os modelos anteriores não o convenceram ainda a render-se às emoções fortes dos Track Days, aqui fica um ainda mais extremo. Inspirado nos monolugares e nos aviões a jato, este modelo espanhol voa baixinho sobre o asfalto
Smart ForRail Concept – Este é só mesmo por brincadeira… a não ser que consiga conduzir sobre os carris dos elétricos de Lisboa. Trata-se de um protótipo criado pela smart para partilhar caminhos com os comboios…
Uma lista com modelos para todos os gostos… menos para os que gostam de carros que sejam fáceis de utilizar, ou que tenham espaço ou que permitam viajar com companhia! Estes são os carros menos práticos que pode comprar.
Esta é uma lista com modelos que, cada um no seu jeito muito particular, são extremamente apelativos. Mas todos eles também revelam handicaps imperdoáveis, seja no conforto, na capacidade ou até no comodidade de utilização, que fazem com que integrem a lista dos carros menos práticos que pode comprar. Aproveite, veja os motivos e, se tiver alguma sugestão, deixe a sua mensagem no Facebook da Revista Turbo.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.