Hoje em dia toda a gente se habituou a chamar SUV aos jipes, mas durante muitas décadas este nome era sinónimo de inequívocas capacidades para superar qualquer obstáculo que fosse colocado na frente dos condutores. Alguns deles têm lugar marcado para sempre nos livros sobre o automóvel, e ao longo desta semana vamos recordar-lhe quais são os jipes mais importantes da história.

Tração integral, proteções da carroçaria, maior distância ao solo. Estes são três dos ingredientes essenciais para conseguir ir mais além num automóvel, superando todas as adversidades que surgem no seu caminho. Seja no modo clássico, com um mapa colocado sobre o tablier, ou na vertente moderna seguindo as indicações dos GPS, existe um conjunto de automóveis que ficaram na história por conseguirem transpor todas as adversidades que lhes fossem colocadas. Lama, areia, troncos de árvore, rios ou pedras em subidas impossíveis e descidas vertiginosas, nada os fazia parar na sua missão de chegar mais longe. Esta é a impressão digital dos jipes mais famosos da história, um conjunto de modelos que lhe vamos recordar durante os próximos dias.

Alguns destes automóveis tiveram vida curta mas marcante, outros foram substituídos com o passar dos tempos e há ainda outros veículos que se souberam reinventar e continuar a mostrar-se extremamente apelativos no mundo moderno onde tudo o que tenha maior distância ao solo é automaticamente conhecido como SUV. Para esta lista decidimos dar um cognome a cada um dos dez modelos escolhidos, de forma a destacar traços que os caracterizaram ao longo dos tempos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.