Os jipes mais importantes da história: Lamborghini LM002

30/05/2018

Lamborghini LM002 – O Improvável

Depois de muitos anos no esquecimento, devido ao facto de ser um modelo único e muito peculiar na marca do touro, o Lamborghini LM-002 voltou à ribalta devido à apresentação do Urus. O SSUV evoca sempre a memória deste antepassado, um inesperado jipe que a marca decidiu lançar em 1986 e teve em produção até 1993. E o objetivo é assegurar que também esta nova aposta, tal como o antecessor, terá grandes capacidades fora de estrada. No entanto, a marca transalpina espera certamente ter muito mais sucesso com o novo SUV, pois no caso do LM-002 apenas foram produzidas 328 unidades. A conexão ao Urus concedeu renovada fama a este Lamborghini e também uma retoma de valor, como se comprova pelos 300000 dólares que foram pedidos em leilão por um destes carros no último ano.

A vida do LM-002 tem início anos antes do lançamento comercial, através do protótipo militar Cheetah de 1977 e ainda do concept LM-001. Quando chegou à produção, sob o capot do Lamborghini LM-002 foi colocado um V12 de 7,2L que canalizava a potência para as rodas através de uma transmissão manual de cinco velocidades. Dbitava 444cv, mas o valor foi elevado até aos 600cv quando a marca procurou levar o modelo ao Rali Dakar. No entanto, as verbas esgotaram-se ainda antes da entrada em prova e o modelo nunca participou na aventura pelas dunas do Sahara.


Veja o vídeo da Lamborghini a recordar o seu emblemático jipe


O LM-002 contava com diversos elementos que o tornavam claramente apto para aventuras fora de estrada, como os 300mm de distância ao solo, os diferenciais nos dois eixos e o recurso a uma caixa de velocidades ZF com redutoras. Além disso, calçava pneus com dimensões de 325/65 a envolver jantes de 17’’.

Apesar da distribuição de peso corresponder às exigências de Sant’Agatta Bolognese, numa repartição 50:50, o resto das especificações não são as habituais num Lamborghini. A velocidade máxima é de somente 210km/h, e a sua aceleração até aos 100km/h demorava uns longos 7,8 segundos a cumprir-se. Para isso contribuía o peso de 2700kg, também uma das razões para que fosse necessário instalar um tanque de combustível com capacidade de 290 litros. Até porque os consumos anunciados eram de 30L/100km.


Descubra quais são os SUV mais caros de sempre…

O facto de ser o mais improvável dos modelos alguma vez criados pela Lamborghini (se esquecermos a sua origem como fabricante de tratores…) valeu-lhe uma curiosa alcunha. Afinal, o Lamborghini LM-002 é também conhecido como o “Rambo-Lambo”, pois a fúria deste herói a passar obstáculos lembrava o famoso militar/guerrilheiro representado por Silvester Stallone. Uma outra curiosidade foi o “crime” cometido em 2004 pelo exército americano no Iraque, quando um exemplar da curta produção teve um fim trágico. O modelo havia pertencido a Uday Hussein, e acabou por ser escolhido pelos militares para testar os efeitos da explosão de um carro-bomba. Assim, o LM-002 foi forrado com explosivos e totalmente destruído.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.