Os jipes mais importantes da história – Mitsubishi Pajero

29/05/2018

Se Stéphane Peterhansel é conhecido entre os pilotos como o “Sr. Dakar”, nos automóveis é claramente o Mitsubishi Pajero que tem direito a esta honrosa designação. Isso explica-se facilmente, pois somou doze vitórias (menos uma que o piloto francês) e com o mérito extra de sete delas terem sido alcançadas consecutivamente entre 2001 e 2007. Aos comandos desses Pajero Evolution estiveram grandes nomes do desporto automóvel e que ficam ligados para sempre à história da prova, como Jutta Kleinschmidt, Hiroshi Masuoka e o próprio Stéphane Peterhansel.

Apresentado em outubro de 1981 em Tóquio, este famoso jipe chegou ao mercado no ano seguinte. Inicialmente disponível apensa na versão três portas, juntou-se à gama no ano seguinte com a variante de cinco portas, que surgiu com a capacidade de transportar até sete passageiros. Esta geração L040 original teve como sucessor o V20 em 1991, que se manteve no mercado até ao início do milénio, quando apareceu o Pajero V60.

A atual geração data de 2006, ano de lançamento do V80, que até teve prevista uma versão híbrida a lançar em 2018 com o muito específico e bastante eficiente sistema utilizado pela Mitsubishi. No entanto, o projeto não avançou. Mas, os fãs do Mitsubishi Pajero podem ficar descansados em relação ao futuro, pois após a integração da marca na Aliança Renault-Mitsubishi, foi já confirmado o lançamento de uma quinta geração que terá por base o Nissan Patrol.

O facto mais curioso sobre o Pajero está relacionado com a sua variada nomenclatura. Além de ser conhecido pelo nome de Shogun no Reino Unido, destaca-se a escolha do nome Montero para Espanha e alguns países da América Latina. O motivo prende-se com os sempre complicados problemas de associações linguísticas (basta lembrar recentemente o Hyundai Kona transformado em Kauai para Portugal), já que Pajero é na língua espanhola uma palavra associada ao ato da masturbação.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.