Os truques dos fabricantes para as provas de emissões

18/04/2018

Um estudo de organizações europeias de consumidores revelou que existe um conjunto de subterfúgios permitidos para as avaliações com os novos ciclos de testes. Veja quais os truques dos fabricantes para as provas de emissões.

Está em destaque num meio de comunicação social espanhol um conjunto de alterações permitidas aos veículos de homologação que são submetidos aos novos testes de emissões. Como tem sido noticiado, há uma diferença notória nos registos em laboratório ou em estrada real dos modelos. Para minimizar esta situação, existe um conjunto de truques dos fabricantes para as provas de emissões WLTP, que ajuda a suavizar as diferenças ao aproveitar alguns subterfúgios existentes no diploma legal. Um estudo de organizações de consumidores europeus revela mesmo que existem diferenças relativamente a vários modelos, que superam os limites estabelecidos em diversos dos gases emitidos pelo escape. A organização explica que escolheu os mesmos laboratórios para os testes, mas com a diferença de utilizar veículos saídos diretamente dos concessionários ao invés dos que são fornecidos, já “com preparação das marcas”, para as homologações.

As marcas Audi e Volkswagen estão atualmente a testar o estacionamento autónomo no aeroporto de Hamburgo, para implantação em veículos de produção em série, a partir de 2020.

No cenário de teste, os utilizadores podem reservar um espaço de estacionamento no aeroporto de Hamburgo, a partir de casa utilizando uma aplicação e simplesmente deixar o carro na entrada do estacionamento de vários andares. Tudo o resto é realizado automaticamente: o veículo procura um espaço de estacionamento gratuito – se necessário, numa estação de carregamento elétrico – com base num mapa do estacionamento. Está previsto que este sistema esteja disponível para os primeiros clientes, em vários andares de estacionamentos selecionados, a partir do início da próxima década.

A orientação é fornecida aos veículos por simples marcadores pictóricos instalados no parque de estacionamento de vários andares. Essa abordagem pode ser usada em praticamente qualquer estacionamento.

Enquanto o dono do veículo estiver ausente, as encomendas pedidas são entregues no porta-bagagens do veículo e o serviço de lavagem a seco realiza a entrega das roupas lavadas diretamente no veículo. Ao regressar, o condutor envia apenas uma breve mensagem através da app e, pouco tempo depois, o veículo está pronto para ser conduzido para casa, encontrando-se estacionado na saída do parque. A faturação é rápida e sem filas na máquina de pagamento, e efetua-se também através da app.

Essa integração de serviços focados no utilizador e combinada com uma tecnologia inovadora está a apontar o caminho para o futuro da mobilidade. A cooperação neste projeto é igualmente de definição de tendências. Porque uma coisa é certa: só podemos moldar a mobilidade do futuro em conjunto, com o cliente no centro de tudo o que fazemos – além das fronteiras do mercado e com parceiros fortes, como a cidade de Hamburgo e o aeroporto de Hamburgo.

Johann Jungwirth, Diretor do Departamento Digital do Grupo Volkswagen, diz: “O projeto piloto de estacionamento autónomo no aeroporto de Hamburgo faz parte da parceria estratégica de mobilidade entre o Grupo Volkswagen e a cidade de Hamburgo. O objetivo comum é expandir Hamburgo como uma cidade modelo para a mobilidade urbana do futuro.”

Segurança é a prioridade máxima: estacionamento autónomo será implementado em etapas

O Grupo Volkswagen irá expandir o estacionamento autónomo em etapas, com prioridade máxima na segurança.

Na primeira fase, será possível utilizar o estacionamento autónomo em parques de estacionamento com vários andares, num fluxo de tráfego exclusivo, ou seja, em áreas separadas do parque de estacionamento, inacessíveis às pessoas.

A próxima etapa será a operação em tráfego misto, ou seja, veículos estacionados e movimentados de forma autónoma nas mesmas áreas do estacionamento, como carros com condutores.

Os veículos com a função de estacionamento autónomo serão todos equipados com um sistema de reconhecimento de ambientes ativos. Como tal é capaz de reconhecer objetos e reagir de acordo, seja ao contorná-los, travá-los ou imobiliza-los completamente. Para isso os veículos são equipados com um conjunto de sensores, incluindo, por exemplo, ultra-sons, radares e câmaras. Os dados são processados numa unidade de controlo central localizada no veículo.

O estacionamento autónomo oferece uma visão antecipada da mobilidade urbana do futuro

Os testes de estacionamento autónomo em Hamburgo mostram-nos a forma da mobilidade urbana do futuro: novas soluções de mobilidade estão a alterar o papel tradicional do construtor automóvel puramente orientado para a vertente da engenharia; novas parcerias estão a emergir e os clientes e as suas necessidades estão a tornar-se cada vez mais focalizadas como o ponto central. Johann Jungwirth adianta ainda: “O nosso objetivo é criar veículos autónomos que facilitem a mobilidade para todos, e que possibilitem às pessoas mais tempo e qualidade de vida, além de melhorar muito a segurança nas estradas. O estacionamento autónomo é um marco no caminho para atingir essa meta”.

Fonte: AutoBild.es e OCU

Fotos de arquivo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.