Pneus que recolhem energia desenvolvidos no Japão

27/07/2019

Não pense que irá ser capaz de alimentar as baterias, mas estes pneus que recolhem energia podem servir para outros dispositivos trabalharem

A marca de pneus Falken apresentou uma nova solução de pneus que recolhem energia. Este sistema tira partido da eletricidade estática gerada quando o pneu roda, através da fricção existente. Embora sem valores concretos sobre quanta energia poderá ser recolhida, a marca afirma que esta solução pode ser usada para alimentar o Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus e outros pequenos dispositivos do carro.

O seu carro dá-lhe choques elétricos? Conheça o motivo…

Esta tecnologia foi desenvolvidos no Japão, com um docente da Universidade de Kansai, e exige poucas alterações na produção. Ele combina duas camadas de borracha cobertas por elétrodos e dois vinil com carga positiva e negativa. Estes são depois fixados no interior do pneu. Embora sem explicação mais completa, a Falken diz que isto permite recolher eletricidade enquanto o pneu se deforma ao rolar.

Esta não é a primeira vez que surge a ideia de gerar eletricidade nos pneus. A Goodyear, por exemplo, apresentou um protótipo em 2015 focado neste conceito, o BH-03. Também gerava energia da deformação do pneu, em conjunto com energia da conversão do calor da borracha. Neste caso da Falken o conceito parece similar. Mas, pela menor complexidade de fabrico, aparenta estar mais próximo da produção.