Polestar 1 chega em formato híbrido com 600CV

17/10/2017

Foi revelado o primeiro modelo da totalmente independente Polestar, um topo de gama desportivo híbrido que vai debitar 600CV de potência. Apesar de tudo, este será o único modelo da nova marca a não ser 100% elétrico, pois as futuras propostas vão ser modelos de performance com emissões 0.

Após o anúncio e diversos teasers revelados, já é finalmente conhecido o Polestar 1. Como o próprio nome indica, este é o primeiro modelo totalmente independente da nova marca, separada da Volvo, que surge com o símbolo da estrela no capot. O Polestar 1 é definido como um GT Coupé de quatro lugares (2+2) com performance híbrida, em que a marca recorre a um motor elétrico para apoiar o de combustão.

O Polestar 1 recorre à combinação de um motor de quatro cilindros 2.0L a gasolina da família DriveE e um motor elétrico de 218CV na retaguarda, atingindo uma potência combinada de 600CV e um binário de 1000Nm. Além de conseguir uma autonomia elétrica de 150km, a colocação do motor elétrico tem também benefícios no comportamento e performances, já que garante a vectorização de binário do eixo traseiro. Outro destaque vai para a estreia da suspensão LESi da Ohlins, um acrónimo que resume o sistema Continuosly Controlled Eletronic Suspension para controlo otimizado do chassis de forma a alcançar o que a marca designa como ‘Progressive Performance”. Com a travagem assegurada pelo sistema fornecido pela Akebono, com pinças de 6 pistões e discos de 400mm, destaque ainda para a distribuição de peso do Polestar 1, que é numa relação 48-52.

Fabricado com base na plataforma modular SPA, o primeiro Polestar tem 4,5 metros de comprimento, o que significa uma redução de 320mm na distância entre eixos e 200mm na secção traseira comparativamente ao Volvo S90 de 5,15m. Esta estrutura surge, no entanto, bastante alterada, já que 50% dos componentes são novos devido à otimização por parte da nova marca. Isto permitiu, em conjunto com o corpo em fibra de carbono, reduzir em 230kg o peso do Polestar 1, aumentar a rigidez torsional em 50% e ainda colocar mais abaixo o centro de gravidade.

A imagem do novo GT Coupé 2+2 é fortemente inspirada no concept Volvo Concept Coupé de 2013, o que lhe confere um perfil aerodinâmico. A bordo encontramos algumas similaridades com modelos da Volvo, como por exemplo na organização verticalizada dos elementos da consola central. Um visual onde surgem elementos de estilo que devem posteriormente ser integrados também nos dois próximos modelos, já que está prevista a expansão da marca com o sedan de médio porte Polestar 2, já em 2019, e depois um grande SUV designado Polestar 3. Estes dois próximos modelos vão ser já 100% elétricos, com o Polestar 2 a tornar-se mesmo no primeiro elétrico puro do Grupo Volvo quando chegar ao mercado, em 2019. Os modelos da Polestar vão ser fabricados numa unidade especializada na China e vão poder ser adquiridos apenas através do site da marca ou de uma App específica.

Nuno Fatela

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