Posto de hidrogénio explode e marcas suspendem vendas de veículos

15/06/2019

Toyota e Hyundai já suspenderam a venda de veículos movidos a hidrogénio neste país.

Os FCV a hidrogénio são considerados por muitos como a solução do futuro para veículos de emissões 0, mas muitos ainda suspeitam dos riscos relacionados com a inflamabilidade deste gás. E agora isso ficou bem patente na explosão que ocorreu na cidade de Sanvika, na Noruega. Felizmente, nesse momento não havia pessoas no local do acidente, mas, de acordo com a estação pública ‘NRK’, duas pessoas foram hospitalizadas, devido a ferimentos causados pela onda de choque da explosão.

Como medida de precaução, foi criado um perímetro de segurança de 500 metros em redor da zona do acidente. Para além desta medida, a ‘Nes’, empresa que gere esta rede de postos de hidrogénio na Noruega, procedeu de imediato à suspensão da sua actividade, por tempo indeterminado. No rescaldo do acidente, a ‘Nes’ declarou que “ainda é cedo para especular acerca dos motivos que causaram a explosão”.

A onda de choque resultante da explosão foi forte o suficiente para que os ‘airbags’ dos automóveis que se encontravam estacionados nas imediações fossem activados. Uma testemunha que naquele momento se encontrava numa praia perto da explosão afirmou: “Ouvi uma grande ‘bang’. Estávamos do outro lado da baía quando ouvimos o barulho terrível. Logo a seguir, fumo branco”.

Em declarações oficiais, o director da Toyota Noruega, Espen Olsen, afirmou: “Não sabemos o que aconteceu no posto ‘Uno-X’, por isso não queremos entrar em especulações. Ainda assim, parámos as vendas do Toyota Mirai (movido a hidrogénio) porque considerarmos que não é prático proceder ao abastecimento destes automóveis, neste momento”. Também a Hyundai optou por suspender a venda de automóveis a hidrogénio. De acordo com informações avançadas pelo site electrive, dois especialistas dinamarqueses já estão no local para ajudar na investigação deste acidente, no posto que operava desde 2016.